domingo, 3 de abril de 2011

Doutrina da Igreja Presbiteriana do Brasil

DOUTRINA DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL

O Presbiterianismo tem por base 10 doutrinas consideradas as fundamentais. Dessas, 5 são comuns com outros ramos das igrejas conhecidas como evangélicas no mundo,. As outras 5 distintivamente presbiterianas.

As 5 doutrinas comuns da Igreja presbiteriana (em relação às outras igrejas evangélicas). A igreja crê:

1. Em um Deus Trino. O presbiterianismo crê que há um Deus Trino que subsiste em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Três pessoas distintas, mas um só Deus igualmente divino em eternidade e majestade, sem subordinação; A I.P.B. adota a doutrina da trindade e a apresenta aos seus fiéis como digna de fé.

2. Em Jesus Cristo, como sedo a 2ª pessoa da trindade. Divindade de Cristo: nós cremos que Jesus é o Deus encarnado (Jo 1.14), Alguns grupos que não aceitam Jesus como a 2ª pessoa da trindade: os mormonitas, os espíritas, os cristãos científicos, os maotanos, os budistas, os testemunhas de Jeová e outros. O presbiterianismo crê que Ele é o autor da salvação completa, perfeita, toda suficiente (só Jesus basta para a salvação) e eterna, para o homem decaído. Nasceu, morreu, ressuscitou, subiu ao céu, de onde vai voltar um dia para julgar.

3. Na Bíblia, a única regra de fé e prática, a palavra de Deus. Cremos que ela foi inspirada pelo Espírito Santo (II Pe. 1.20-21) e que podemos confiar nela como única regra de fé e prática. Cremos que outros livros a ela não se nivelam. Mas a I.P.B. não a entroniza em seus templos. Ela não é objeto de culto como Livro. Ela vale o que contém e o que contem, é essencial para conduzir o homem à salvação em Cristo Jesus.

4. No novo nascimento dos conversos. Cremos que no momento em que a pessoa crê em Jesus como único e suficiente salvador ela é nova criatura (criação). (II Co. 5.17) – tudo se transforma. Há uma mova imagem na vida da pessoa. Cristo e o novo Senhor e o novo morador da alma (Gl. 2.20).

5. Na ressurreição dos mortos. A fé na ressurreição dos mortos está em toda a Bíblia (I Co. 15.12-19). (“Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem (I Co. 15.20).

Continuaremos no próximo.

Rev. Oséas Barreto Velasco

Veja a segunda parte deste artigo clicando aqui.

Leia também: Organização e doutrina da Igreja Presbiteriana do Brasil, por Augustus Nicodemus Lopes

13 comentários:

Djair Goulart de Souza disse...

O indivíduo não pode continuar errando depois que é salvo por DEUS através do sangue do SENHOR JESUS CRISTO, simplesmente porque ele decide nunca mais errar(pecar)!

Anônimo disse...

Acreditam n inferno de fogo eterno e imortalidade da alma?

Unknown disse...

Se eles a credita nisto ele também são espiritismo. É estão de baixo da doutrina de Satanás. Que foi fundada. No jardim do edem . Quando. O propio Satanás dia a eva . Sertamente não morrerás.

Amor fraternal disse...

Pai filho e espírito santo é uma única Pessoa e não três.

Amor fraternal disse...

Pai filho e espírito santo é uma única Pessoa e não três.

Amor fraternal disse...

Pai filho e espírito santo é uma única Pessoa e não três.

Unknown disse...

E amor fraternal onde está isso na Bíblia?

Unknown disse...

E amor fraternal onde está isso na Bíblia?

Unknown disse...

E amor fraternal onde está isso na Bíblia?

Unknown disse...

Vlw kara de verdade deus te abençoe eu estava precisando pra trabalho de ensino religioso

Unknown disse...

valeu irmão, boa palavra

Luiz rosa disse...

graça e paz a todos.falando de um Deus trino(Deus pai,Deus filho, Deus Espirito Santo)os 3 sao 1 so Deus mas com caracteristicas diferentes, mesmo sendo o mesmo Deus.que no seu agir ,cada um age de formas diferentes.oriento aos irmaos perguntar a seus lideres : Deus Pai..como e quado ele atua.Deus filho Jesus cristo...em que tempo ele atua e qual e sua funçaõ na trindade .Deus Espirito Santo ...em que tempo Ele atua e qual sua funçaõ no trindade. Deus vos abençoe .

Coaching Financeiro disse...

Luiz Rosa você precisa ler mais a Biblia e ter revelação, pois a bíblia é bem clara sobre a trindade.
Eles São um,mas não quer dizer que é uma pessoa e sim 3 Pai,filho e Espirito Santo, pense: Jesus orava e falava com Deus quando estava aqui na terra em vão,ele estava falando com ele mesmo?
Bom leia mais a bíblia e terá respostas claras ok.Deus te abençoe.

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com