segunda-feira, 30 de julho de 2007

Missionários presbiterianos são reféns no Afeganistão. Um já foi morto.

A notícia abaixo acabou de ser divilgada. São missionários presbiterianos da Coréia do Sul.

-

Fonte: Último Segundo

Al-Jazeera divulga imagens dos reféns sul-coreanos no Afeganistão

30/07 - 16:21, atualizada às 19:13 30/07 - Redação com agências

A rede de televisão do Catar Al-Jazeera divulgou na tarde desta segunda-feira imagens que seriam dos sul-coreanos seqüestrados no Afeganistão pela milícia radical islâmica Taleban.

O Taleban executou a tiros um dos 23 reféns sul-coreanos que mantém em seu poder há 12 dias, afirmou um porta-voz, nesta segunda-feira, na província de Ghazi, no Afeganistão.

"Nós matamos um dos reféns masculinos porque o governo não atendeu a nossas demandas", disse o porta-voz Qari Yousuf.

O porta-voz taleban Mohammed Yousef Ahmadi disse à Efe por telefone que os seqüestradores mataram hoje um homem identificado como Sung Sin, o segundo assassinato de um refém desde o seqüestro, no dia 19.



Na quarta-feira da semana passada os talebans mataram o pastor Bae Hyung-kyu, de 42 anos, líder do grupo de sul-coreanos, integrado por missionários cristãos que tinham viajado como voluntários ao Afeganistão.

O porta-voz advertiu que, se o governo não libertar os presos insurgentes, "a vida dos outros coreanos estará em perigo".



Imagens da emissora mostram refém
Imagens da emissora mostram refém
Os talebans haviam concordado em dar mais tempo para as negociações, segundo o governador da província de Ghazi, Mirajuddin Pathan. Eles exigem a libertação de oito membros da milícia detidos no país. Nesta segunda-feira, dois ultimatos dados pelos radicais venceram.

O primeiro deles acabou às 4h30 da manhã (horário de Brasília). O Taleban garantiu então que os reféns estavam vivos e anunciou que esperaria mais três horas. Desde o início da crise, a milícia tem dado sucessivos prazos para pressionar o governo sem matar os reféns.

Seul descarta força

O governo sul-coreano descartou nesta segunda-feira o uso da força para libertar os 23 cidadãos seqüestrados no Afeganistão, informou a agência sul-coreana "Yonhap".

"Por enquanto, não estamos considerando o uso da força (para libertar os reféns), como informam alguns meios", afirmou um funcionário de Seul citado pela "Yonhap". O funcionário ressaltou a necessidade de manter ativos os contatos com o grupo armado para libertar os reféns sul-coreanos são e salvos.

Sul-coreanos antes do seqüestro
Sul-coreanos antes do seqüestro
Entenda o caso

Os 23 missionários evangélicos, 18 deles mulheres, foram seqüestrados pelo Taleban no dia 19 quando iam de Kandahar a Cabul, e o grupo armado exigiu a retirada das tropas sul-coreanas do Afeganistão e a libertação de presos talebans em troca da libertação dos reféns.

É o maior seqüestro de um grupo de estrangeiros no Afeganistão registrado até agora.

Com informações da AP, da EFE, da AFP e da Agência Estado

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com