sábado, 22 de setembro de 2007

A providência de Deus e o sofrimento do crente

A PROVIDÊNCIA DE DEUS E O SOFRIMENTO DO CRENTE
(Mensagem pastoral de 16 de setembro de 2007)

Amados irmãos, acreditamos que existe uma relação entre o sofrimento do crente e a providência divina, a qual nos faz enfrentar a dor de modo positivo e tirar todo proveito possível dela.

Alguns propósitos de Deus com relação ao sofrimento do crente são desenvolver nele uma capacidade de compaixão pelos outros, corrigir caminhos equivocados, confirmar o valor de sua fé, aperfeiçoar-lhe o caráter, manifestar a Graça Divina e ajudá-lo a crescer no conhecimento de Deus.

Vale lembrar também as palavras do apóstolo Paulo em Rm 5:3,4: "E não somente isto, mas também nos gloriemos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança , experiência; e experiência, esperança." Logo, percebemos que o sofrimento do cristão não é como o do incrédulo, pois é um sofrimento com uma finalidade. Se por um lado, o sofrimento dos incrédulos tem o peso de não ter o que esperar, tendo em vista que não há Salvador nem vitória sobre o mal para eles porque não crêem nas promessas de Deus; por outro, o sofrimento do cristão conduz à perseverança, à firmeza, à constancia e à paciência, porque ele tem vínculo com a esperança .

Amados irmãos, Deus nos ajude a passar pelos sofrimentos confortados pela Sua Palavra. Em momentos de dor, tragam à memória as palavras do apóstolo Paulo em Rm 8:18: "os sofrimentos do tempo presente não são para comparar com a glória a vir ser revelada em nós." Que Deus nos abençoe!

Pr. Celso Falleiro

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com