domingo, 23 de novembro de 2008

FATOS MARCANTES DO LIVRO DE ESTER

FATOS MARCANTES DO LIVRO DE ESTER

Há algumas semanas que temos discorrido neste pequeno espaço, dominicalmente, a respeito do livro de Ester. Já vimos aqui o resumo da história, o mais importante do conteúdo do livro, aspectos peculiares das personagens do livro, nuances da vida de Ester, entre outros assuntos. Hoje, destacaremos dois fatos que marcam o livro de Ester.

O primeiro, o qual já foi citado, é o fato de o livro de Ester não ter a citação do nome de Deus. O que chama a atenção é que além de não haver o registro da palavra Deus, não existe qualquer menção sobre Deus, não existe qualquer menção sobre práticas religiosas, não existe nenhuma citação sobre o livro de Ester no Novo Testamento, o espírito de vingança aparente no livro e o excessivo nacionalismo judaico. Todo o livramento do povo judeu do extermínio, em primeiro plano, passa pelo heroísmo de Ester. Por esta razão, o livro de Ester foi compilado tardiamente (cerca de 150 a.C), e sofreu tantas objeções que quase não entrou no cânon do Antigo Testamento. Contudo, verificamos através das circunstâncias a boa mão do Senhor a todo evento da história de Israel, e o povo de Deus reconhece a ação benéfica do Senhor comemorando o Dia de Purim.

O segundo aspecto é justamente o Dia de Purim. Se por um lado encontramos diversas dificuldades com relação ao livro de Ester, do outro encontramos no próprio livro respostas. Os objetivos claros do escritor de Ester foram os de explicar a origem da celebração do Purim, estabelecer o Purim como uma festa a ser celebrada pelas novas gerações de judeus, bem como regulamentar a sua observância. Foi para lembrança do povo de que Deus livrou-os das mãos dos persas que esta festa foi instituída, o Dia de Purim, que é comemorado até os dias de hoje.

Pr. Celso Falleiro

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com