domingo, 24 de maio de 2015

A família de Deus

“Assim , já não sois estrangeiros e perseguidos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito”...(Efésios 2.19-22).”

A igreja existe em, através de e por causa de Jesus Cristo. Nesse sentido, é uma realidade distintiva do Novo testamento. Todavia é, ao mesmo tempo, uma continuação – através de uma nova fase da história redentiva – de Israel, a semente de  Abrãao, povo da aliança com Deus nos tempos do Antigo Testamento. A nova aliança sob a qual a Igreja vive(ICor 11.25; Hb 8.7-13) é uma forma de relação por meio da qual Deus a uma comunidade escolhida: Tomar-vos-ei por meu povo, e serei  vosso Deus.(Ex 6.7; Jr 31.33). Tanto a continuidade como a descontinuidade entre Israel e a Igreja refletem essa mudança na forma da aliança que teve lugar na vinda de Cristo.
                                   
O Novo Testamento define a igreja em termos do cumprimento das esperanças e modelos do Antigo Testamento através de uma relação com todas as três pessoas da divindade, efetuada pelo ministério mediador de Jesus Cristo
                                     
A igreja é vista como a família de Deus. (Ef. 2.19; 3.15; 4.6); Noiva de Cristo.Mt9-15; Ef.5.23; IICo 11.2, Jo. 3.29) e habitação do espírito Santo. (ICor 3.16; Ef. 2.22).
                                                                     
Rev. Oséas Barreto Velasco

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com