quinta-feira, 17 de maio de 2007

Pastoral de 13 de maio de 2007

Mensagem Pastoral de 13 de maio de 2007

Com relação ao amor, à expressão e à liberdade – A propósito das datas comemorativas do dia 13 de maio.

Toda nação identifica alguns dias de seu calendário como especiais; datas que pelos motivos mais diversos são especiais. Algumas datas são quase uma unanimidade, como o 1º de janeiro, ou melhor, o dia da confraternização mundial. Outras são lembradas por grupos afins independentemente do país que esteja como o natal para os cristãos. Outras são especiais apenas para regiões, como os feriados de independência dos países que são livres. Enfim, poderíamos divagar sobre várias formas de como, onde, por quem ou por que certas datas são comemoradas, mas nos importa, hoje, aludir sobre o que se comemora no dia 13 de maio.

A título de informação, comemora-se neste dia o fim da escravidão oficial no Brasil, ainda que exista de forma velada e mascarada escravidão tanto no meio rural quanto nas grades cidades, principalmente em São Paulo. Comemora-se também o dia da imprensa, que é um importante instrumento em qualquer regime democrático, mas no Brasil, infelizmente, tem sido parcial e tendenciosa na sua função. Em terceiro lugar, comemoramos o dia das mães, que neste ano incidiu sobre o dia 13.

É interessante notar que os três motivos de comemoração nos remetem a alguns valores fundamentais para o ser humano, a saber, as mães ao AMOR; a imprensa à EXPRESSÃO e o fim da escravatura à LIBERDADE. Gostaria de aproveitar estes três temas e lembrar aos irmãos de uma realidade evangélica que compila estes valores: Deus nos ama de forma incompreensível, e este AMOR de Deus tem a sua maior EXPRESSÃO em Jesus Cristo, que morreu por cada um de nós a fim de que fôssemos LIBERTOS da maldição do pecado, a saber, da morte eterna.

Que Deus derrame a cada dia uma porção redobrada do Seu amor sobre nós, a tal ponto que não possamos contê-lo e tenhamos a necessidade de expressá-lo a tantos quantos carecerem da libertação do jugo do pecado!

Pr. Celso Falleiro

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com