domingo, 10 de fevereiro de 2008

Vivendo para agradar a Deus

VIVENDO PARA AGRADAR A DEUS

“Vivendo para agradar a Deus” foi o tema do retiro deste ano. Entendo que este tema é fundamental para a vida de qualquer cristão. Durante os dias de retiro, aprendemos muitas verdades que nos ajudarão a sermos cristãos melhores. Dentro desta perspectiva, a saber, da importância do tema, destacarei alguns pontos principais do que estudamos, com base em I Co 10:23 a 11:1, a fim de que toda a igreja tenha acesso às informações que extraímos das Escrituras Sagradas naqueles dias e para que os retirantes tenham uma breve recapitulação do que aprenderam.

Primeiramente, aprendemos que somos afrontados constantemente por “gigantes”, os quais podem ser situações das nossas vidas como: tentações, problemas emocionais, problemas espirituais, problemas físicos, doenças, entre outros.

Segundo, aprendemos que sempre temos duas opções ante às afrontas dos “gigantes” que estão diante de nós: agradar ou desagradar a Deus. Nunca ficaremos sem opções ou sem saída. As nossas reações podem desagradar a Deus quando somos covardes e protelamos o problema, quando ficamos indiferentes ao problema ou quando agimos deliberadamente de forma contrária aos ensinamentos da bíblia sagrada. Por outro lado, as nossas reações podem agradar a Deus quando agimos como Cristo agiria se estivesse em nosso lugar, conforme o ensino do apóstolo Paulo em I Co 11.1: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.

Também pensamos em algumas perguntas e respondemos outras, como: Vale a pena viver para agradar a Deus? Existe alguma importância em viver para agradar a Deus? Como viver para agradar a Deus? Por que devemos viver para agradar a Deus? Respondendo a última pergunta, devemos viver para agradar a Deus porque: Ele é o nosso Criador (Ap 4.11); Ele nos ama (Jo 3.16); Ele nos salvou (Rm 5.8); Ele cuida de nós (Sl 23) e é a vontade Dele (I Co 11.1). Nesta última resposta, é preciso fazer uma analogia com a vida de Cristo, levando-se em consideração que devemos imitar àquele que viveu até a morte para agradar a Deus.

(continua no próximo domingo ...)

Pr. Celso Falleiro

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com