domingo, 17 de fevereiro de 2008

Vivendo para agradar a Deus (II Parte)

VIVENDO PARA AGRADAR A DEUS (II PARTE)

Na pastoral passada, apresentamos um breve resumo do primeiro dia de estudos no retiro espiritual, realizado no período do carnaval, fazendo uma pequena introdução baseada no filme “Desafiando gigantes” e respondendo “por que” devemos viver para agradar a Deus. Nesta, dispomo-nos a apresentar aos irmãos “como” viver para agradar a Deus.

Inicialmente, você agrada a Deus adorando-o verdadeiramente. Quando Caim e Abel apresentaram suas ofertas ao Senhor, sendo estas ofertas uma forma de adoração, diz a Escritura que o Senhor se agradou da oferta de Abel, ou seja, Deus se agradou da adoração de Abel e rejeitou a de Caim (Gn 4.4). O Senhor conhece o coração do homem e, portanto, as suas intenções (I Sm 16.7). Por isso é importante salientar que não é o simples fato de adorar a Deus que o agrada, mas uma adoração sincera, genuína e verdadeira, sim (Jo 4.23).

Outra forma de agradar a Deus é tendo desejos “não egoístas”. A Palavra do Senhor afirma que Deus se agradou do desejo de Salomão ao pedir entendimento para julgar o povo com justiça, ou seja, por pedir algo que não era propriamente para si, mas para beneficiar principalmente o próximo (I Rs 3.10). Por outro lado, os que procuram satisfazer desejos pessoais, independentemente do próximo, certamente desagradarão a Deus (Rm 8.8).

Além dos desejos não egoístas, vale ressaltar que também agradam a Deus ações “não egoístas”. Há mais de 700 anos antes de Cristo, o povo de Israel, especificamente em Judá, era chamado a atenção pelo Senhor, O qual usou o profeta Miquéias para condenar a injustiça social. O Senhor deixa claro que O agradaria se o povo fosse amasse a misericórdia e andasse justamente, agindo em favor dos mais desfavorecidos e não somente para si mesmos (Mq 6.8). Por outro lado, a Escritura Sagrada é taxativa ao afirmar que o Senhor não se agrada de ações iníquas, injustas, que não leve em consideração o próximo (Sl 5.4).

(continua no próximo domingo ...)

Pr. Celso Falleiro

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com