domingo, 2 de março de 2008

Vivendo para agradar a Deus (III Parte)

VIVENDO PARA AGRADAR A DEUS (III PARTE)

Continuando a exposição resumida sobre o tema que foi abordado no retiro, especialmente respondendo a pergunta “como agradar a Deus?”, afirmamos que agradamos a Deus anunciando o evangelho, dizendo o que tem que ser dito. Entendemos que o anúncio do evangelho é uma prática obrigatória para todo cristão, contudo, percebemos que alguns cristãos estão anunciando um evangelho de conveniência, muitas vezes não dizendo o que tem que ser dito para poder ser bem aceito. Na realidade, a Escritura Sagrada nos ensina que o anúncio do evangelho deve ser feito na íntegra, e não com meias palavras (I Ts 2.1-5 / Gl 1.9-13).

Outra forma de agradar a Deus é tendo fé. A bíblia é clara ao afirmar que sem fé é impossível agradar a Deus. A fé move a vontade divina em seu favor. Porém, é bem verdade que muitos crentes são só possuem o título “crente”, mas, no dia-a-dia, pensam, falam ou agem como incrédulos; e isso desagrada a Deus (Hb 11.6 /Nm 13.25 a 14.38).

A sexta forma a ser destacada no nosso estudo, além das já mencionadas sobre como agradar a Deus é temendo a Ele. É muito importante entendermos que temer a Deus, neste caso, não é ter medo ou pavor de Deus, mas um reconhecimento verdadeiro de quem Deus é. Quando o crente reconhece de fato quem Deus é e, por conseguinte, os atributos pertencentes a Ele como a Sua majestade, o Seu poder, a Sua justiça e o Seu amor, dificilmente cometeriam certos pecados como observamos ao nosso redor. Temer a Deus é, portanto, reconhecimento de Deus, que nos leva a pensar e agir, uma vez que o conhecemos de fato, de forma que O agrade (Sl 147.11/Ec 5.4).

Por último, agradamos a Deus vivendo de modo digno do Senhor. Em Colossenses 1.10-12 o apóstolo Paulo ensina que agradamos ao Senhor, primeiramente, frutificando e crescendo espiritualmente; segundo, sendo fortalecidos para o sofrimento e terceiro, vivendo com alegria, que no ensino de Paulo resumem o que é o viver de modo digno do Senhor.

(continua no próximo domingo ...)

Pr. Celso Falleiro

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com