domingo, 14 de setembro de 2008

A Casa do Senhor... Qual a sua importância?

A Casa do Senhor... Qual a sua importância?

Amados irmãos, a Escritura Sagrada nos relata que um dia um homem desejou em seu coração construir um lugar para que o povo se reunisse para adorar a Deus. Um local que fosse dedicado à oração, ao louvor, à confissão de pecados, enfim, um local onde o povo de Deus pudesse comunitariamente buscar a Deus. Esse homem se chamava Davi, contudo, a realização do seu sonho somente foi concretizada pelo seu filho Salomão. Este projeto de Davi revela o desejo de uma alma que anela por Deus, que ama a Deus e deseja compartilhar este amor com os irmãos.

Este sentimento de Davi é percebido no salmo 122.1, quando afirma: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor”. No salmo 42.4 os filhos de Coré expressam como o povo de Deus se alegrava em ir à casa de Deus: “Lembro-me destas coisas – e dentro em mim se me derrama a alma –, de como passava eu com a multidão de povo, e os guiava em procissão à casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa”. Em Isaías 2.3, a Bíblia Sagrada revela em relação à glória do reino futuro: “Irão muitas nações, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e a palavra do Senhor, de Jerusalém”.

No Novo Testamento, com o advento do Espírito Santo em nós, a concepção de Templo muda, porque agora cada salvo é um Templo de Deus. Contudo, isto não quer dizer que os princípios contidos na figura do Templo deixaram de existir. Continuamos tendo a ordem do Senhor de O buscarmos comunitariamente em adoração, oração e leitura da Palavra. Mais que isto, a igreja de Cristo no Novo Testamento reunia-se diariamente conforme registrado nos Atos dos Apóstolos. Somado a isto tudo, temos o reforço desta verdade quando nos lembramos da ordem de Jesus de nos reunirmos em comunhão até que ele venha.

Irmãos, parece-me irrefutável a verdade de que é da vontade do Senhor que nos reunamos comunitariamente; parece-me inconfundível a percepção de que aqueles que amam a Deus tem prazer em buscá-los com outros amantes do Senhor.

Analisando estes argumentos, observo um comportamento que me preocupa, a saber, o fato de que os membros desta igreja, na sua maioria (uma média de 85%), não comparecem às reuniões durante a semana; outros, simplesmente ignoram a escola dominical; alguns comparecem aos cultos quando dá e há aqueles que chegam aos cultos a qualquer hora, como se o importante fosse somente marcar presença não importando a hora que chegue. Preocupa-me mais ainda, se a motivação da ausência é a troca da Casa do Senhor por alguma proposta qualquer que o mundo possa oferecer. Jesus nos mandou buscarmos primeiramente o Senhor e a Sua justiça...

É hora de avaliarmos a nossa relação com Deus. É hora de refletirmos sem hipocrisia porque eu não tenho prazer em estar na Casa do Senhor? Muitas vezes as respostas a esta pergunta são porque os irmãos não são irmãos de verdade; porque a igreja tem uma liturgia muito parada; porque o ambiente físico não é confortável ou aconchegante; porque o pastor não tem a postura que me agrada; porque não toma providências como eu acho que deveria tomar; porque os irmãos não têm o comportamento como o “daquela” outra igreja; entre outras. Na realidade, normalmente a resposta a esta pergunta encontra-se dentro de nós mesmo, porque nós somos negligentes na busca da santificação, e tornamo-nos culpados do nosso próprio esfriamento espiritual, mas não temos a hombridade de admitir, responsabilizando fatores secundários em lugar de nos arrependermos e mudarmos a nossa postura.

Irmãos, a hora de mudar é agora, ou amamos a Deus com palavras e atitudes, ou estamos brincando com o Senhor. Que Deus nos abençoe, e boa mudança!

Pr. Celso Falleiro

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com