domingo, 7 de setembro de 2008

A santificação na vida do crente

A SANTIFICAÇÃO NA VIDA DO CRENTE

Amados irmãos, nesta semana proponho a vocês que pensem um pouco mais sobre santificação. A palavra santificar significa separar, ou seja, o que é santo é separado. Segundo Charles Ryrie, para o crente, a santificação tem três aspectos: posicional, experimental e o da santificação futura.

A santificação posicional diz respeito à condição do salvo enquanto membro da família de Deus. Quando o pecador é alcançado pela graça salvadora de Deus e passa a integrar o corpo de Cristo, ele é separado das trevas para viver no reino da luz. Na realidade, este pecador transformado passa a ocupar uma posição, baseada na morte de Cristo, de que sua condição espiritual é separada, distinta, daqueles que continuam nas trevas. Quanto a este aspecto da santificação podemos dizer que ninguém é mais santo que o outro, porque todos ocupam a mesma posição de integrantes do reino de Deus.

A santificação experimental diz respeito ao que experimentamos na nossa vida diária, restringe-se a uma perspectiva vivencial, relacional. Ou seja, se por um lado a santificação posicional explica um estado espiritual, por outro a santificação experimental explica que, pelo fato de termos sido separados, devemos ser crescentemente separados em nossas vidas diárias. Quanto a este aspecto da santificação, podemos dizer que um salvo é mais separado que outro, que é mais santo que outro, quando ele busca e vive com mais intensidade a presença e os valores de Cristo Jesus.

O último aspecto, há um último aspecto da santificação que é o da glorificação. Neste ponto destacamos que qualquer crente será totalmente santificado para Deus, somente quando virmos a Cristo em Sua vinda e nos tornarmos semelhantes a Ele. Esta é a nossa santificação futura ou definitiva, que aguarda nossa completa glorificação em corpos ressurretos.

Portanto amados, uma vez separados por Deus para vivermos a eternidade com Ele, busquemos o crescimento espiritual diariamente, aguardando a glorificação em Cristo Jesus. Deus os abençoe!

Pr. Celso Falleiro

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com