domingo, 9 de novembro de 2008

Ester e algumas peculiaridades

Ester e algumas peculiaridades

O livro de Ester é um livro que narra uma crise, especialmente a crise do povo judeu disperso. Este povo convivia com um problema crônico na história de Israel, mas que se agravara na época do reinado do rei persa Assuero, que era o anti-semitismo, ou seja, uma aversão ao povo judeu que expressa um ódio capaz de provocar a morte dos judeus. Na história recente, destacamos o nazismo de Hitler como defensor e praticante do anti-semitismo. Este é um dos grandes temas a ser debatido no livro de Ester.

Outro tema importante do livro é a providência de Deus. Observamos Deus preservando o Seu povo da morte, preservando o cumprimento de Sua palavra com relação ao crescimento do povo judeu e sua influência a outros povos, preservando a linhagem do Messias, preservando a restauração de Jerusalém através de Esdras e Neemias e outros tantos tópicos pontuais da preservação de Deus.

Vale ressaltar que alguns estudiosos defendem que o livro de Ester retrata a história de alguns “tipos”. Para citar alguns exemplos, destacamos que Assuero pode ser considerado um tipo do mundo; Hamã, um tipo do anticristo; Mordecai um tipo de Israel e Ester um tipo da Igreja.

Fazendo uma observação prática do livro de Ester, podemos afirmar que Deus recompensa a fidelidade e a bondade, ou seja, o trabalho voltado para o bem, especialmente para o Reino dos Céus é agradável ao Senhor. Por outro lado, observamos que Deus não compactua com a injustiça, trazendo juízo aos injustos e pecadores. Aprendemos com a narração do livro de Ester que a Palavra do Senhor é verdadeira e as mensagens de todos os livros da Escritura Sagrada estão em harmonia, especialmente quando confirma que a vingança pertence ao Senhor, tendo em vista que tudo o que Ester pôde realizar em prol do seu povo foi com a permissão do Deus. Deus os abençoe!

Pr. Celso Falleiro

Um comentário:

Anônimo disse...

Teste no Comentário. Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará, Rio de Janeiro, Brasil - Igreja Presbiteriana do Brasil - Presbitério Novo Oeste Rio (PNOR) - Sínodo Oeste do Rio de Janeiro (SOR)

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com