sexta-feira, 31 de outubro de 2008

491 ANOS DE REFORMA PROTESTANTE

TRAGO-VOS A MEMÓRIA OS 491 ANOS DE REFORMA PROTESTANTE

Nosso olhar se volta ao passado, contemplando o presente, num análise histórico que marcou a vida do povo de Deus, da Igreja Cristã, e sobretudo não somente de todos que tem sua raiz nos princípios da Reforma Protestante do Séc XVI, mas de toda a humanidade.

A Reforma Protestante desencadeada pela divulgação das 95 teses de Lutero em 31 de outubro de 1517, que sobretudo restaurou a vida eclesiástica e espiritual da igreja. Renasceram assim cinco princípios fundamentais da Reforma Protestante: A Sola Scriptura, que defendia uma igreja centrada nas Escrituras Sagradas, a Palavra de Deus, a Sola Gratia reconhecia a salvação e vida cristã fundamentadas na Graça do Senhor e não nas obras humanas; a Sola Fide evocava a fé e o compromisso de fidelidade com o Senhor Jesus; a Solus Christus anunciava que o próprio Cristo estava construindo Sua Igreja na terra sendo seu único Senhor e a Soli Deo Gloria enfatizava que a finalidade maior da Igreja era glorificar a Deus.

A Reforma, já fora dos limites da Alemanha, estava produzindo considerável alteração no modo de vida do povo em outras regiões da Europa. Deixou de ser um movimento de conotação simplesmente anti-papal, para tornar-se um dos maiores avivamentos religiosos da História da Igreja. Surgiram logo depois, muitos outros movimentos reformis-tas, paralelos, destacando-se precisamente na Suíça, França, Escócia e Inglaterra. É neste contexto que nasce e cresce aquele que seria o teólogo mais influente ao protestantismo pós-Lutero, João Calvino.

Quando Lutero afixou as 95 teses na Basília de Wittenberg, João Calvino estava apenas com 9 anos, 26 anos mais jovem do que Lutero. Calvino começou a escrever a primeira edição das Institutas da Religião Cristã, em 1535, com a idade de 27 anos, sua intenção era de servir grandemente aos interesses protestantes, mas sua influência deve ter excedido em muito a sua expectativa. Provou ser o teólogo mais influente da Reforma Protestante. Os protestantes de outros países, viram em Calvino, e em sua obra, um pilar de grande força para a obra iniciada.

O luteranismo teve repercussão mais nacional, sendo também instrumentalizado por príncipes e reis. Já o calvinismo penetrando de modo eficaz em muitas regiões e mesmo suplantando o luteranismo. Penetrou na Suíça, em parte da França, nos Países Baixos, na Europa Central, sob a forma de presbiterianismo, por obra do reformador João Knox, em 1560.

Calvino, moralizou a vida da Igreja, reavivando os sacramentos, admitindo somente os sacramentos do batismo e da Ceia do Senhor. Na Ceia, Calvino afirma a transignificação, isto é nela o fiel comunga, é Cristo o alimento espiritual real. O Pão não é o Corpo do Senhor, nem o vinho é o Sangue do Senhor, mas significa sua presença, "alimento celeste" para os predestinados e "pão e vinho" para os condenados.

O culto reformado (princípio do culto regulador) calvinista está centralizado na Palavra anunciada no Espírito. O homem deve evitar ao máximo qualquer sentimento que o distraia da presença gloriosa do Senhor: flores, esculturas, pinturas, instrumentos musicais. A voz humana é o instrumento suficiente e a Bíblia o livro necessário. “Calvino deixou muito bem claro, que quando nos reunimos no nome de Cristo para adora-Lo, não estamos ali para nos entretermos ou divertir os espectadores, mas para que haja proveito espiritual. Para Calvino, quando não há doutrina, também não há edificação e que, se quisermos de fato honrarmos os ensinos de Cristo, devemos conhecer o conteúdo de tudo o que é usado na liturgia, saber o que significa e qual a sua finalidade, para que o seu uso seja justificado e salutar. “

Ponto central em Calvino é a glória de Deus. A grande pergunta de Lutero era: "Como podemos encontrar um Deus misericordioso?", e a de Calvino: "Como se chega ao domínio de Deus sobre a humanidade?". A criação somente tem sentido para a glória de Deus. Se Lutero nos consola dizendo que em Cristo crucificado temos a paz dos salvos, Calvino fala da certeza total da salvação dos predestinados e prega cumprimento dos propósitos Deus na criação.

“Calvino sempre fundamentou a liturgia do culto baseada em três elementos principais: A Pregação da Palavra, as Orações e a Administração dos Sacramentos. Calvino citando o teólogo Agostinho, dizendo que devemos ter grande cuidado para não usar, no culto, músicas que sejam levianas ou frívolas. Em vez de usar cânticos vãos e prejudiciais, ele sugere que os cristãos se acostumem a usar os Salmos, de músicas mais sóbrias, e a serem moderados, usando músicas que tenham peso e majestade, próprios para a igreja do Senhor Jesus Cristo.”

Neste movimento de olharmos para o passado podemos reavivar novamente os desafios presentes emanados da Reforma:

A Sola Scriptura, nos desafia a vivermos a vida cristã centrada nas Escrituras Sagradas, a Palavra de Deus,

A Sola Gratia nos desafia a reconhecer a salvação e a vida cristã fundamentadas na Graça do Senhor e não nas obras humanas;

A Sola Fide nos desafia a evocar a fé e o compromisso de fidelidade com o Senhor Jesus;

A Solus Christus nos desafia a anunciava que o próprio Cristo esta construindo a Sua Igreja na terra sendo seu único Senhor; e

A Soli Deo Gloria desafiarmos a buscarmos enfatizandio que a finalidade maior da Igreja é glorificar a Deus.

Rev. Ashbell Simonton Rédua

Pastor Presbiteriano/Membro da Junta de Educação Teológica da IPB

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Programação do 2º aniversário

A Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará está completando dois anos de organização. A programação começa amanhã. Venha agradecer a Deus conosco.

Sexta - 31 de outubro de 2008 :
Preletor: Rev.Celso Araujo Falleiro
Participação Musical: Coral Fem. Estrela da Manhã,
Coral Levitas do Rei, Solo de Marcelo e
a Equipe de Louvor. Horário: 19h:30min.

Sábado - 01 de novembro de 2008:
Preletora: Missionária Antônia
Participação Musical: Coral Vozes de Júbilo, Dueto Marcelo e Estela, Trio Angelus e Equipe de Louvor.
Horário: 19h:30min.

Domingo - 02 de Novembro de 2008:
Preletor: Rev.Noé Machado Botelho
Participação Musical: Solo de Rejane, Coral Infantil, Dueto Ricardo e Márcia Equipe de Louvor.
Coral Levitas do Rei. Horário: 19h.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Minha Esperança Brasil

Clique na imagem acima para vê-la ampliada

Uma Mobilização Histórica das Igrejas do Brasil

As igrejas evangélicas do Brasil, em parceria com a Associação Evangelística Billy Graham (AEBG), agora contam com mais de mil coordenadores e colaboradores vindos de diferentes regiões do Brasil, todos trabalhando para promover o projeto “Minha Esperança Brasil”. Estes foram somados somente há alguns meses após 300 líderes evangélicos anunciarem o seu apoio, bem como sua intenção de participar do projeto neste ano de 2008.

“Minha Esperança” é um projeto evangelístico que permite a cada crente no Brasil alcançar os seus amigos, parentes e vizinhos com o evangelho transformador de Jesus Cristo, por três noites de transmissões televisivas, em horário nobre e em rede nacional, agendado para novembro de 2008. Os programas incluem testemunhos comoventes, clipes de música cristã brasileira, e duas mensagens de forte apelo evangelístico, na primeira noite por Billy Graham, e na segunda, pelo seu filho Franklin Graham. Na terceira noite será exibido um filme evangelístico de 90 minutos produzido pela AEBG.

A chave do sucesso deste projeto consiste nos membros de milhares de igrejas convidando seus amigos, parentes e vizinhos a virem às suas casas e assistirem à transmissão destes programas, ao longo destas três noites. Após a apresentação clara do evangelho através da transmissão destes programas, os anfitriões convidam os não salvos a receberem Jesus Cristo como Salvador e Senhor. Esta estratégia chama-se “Mateus e seus Amigos”, baseada na história no Novo Testamento do discípulo Mateus, que deu um banquete aos seus amigos depois de conhecer a Cristo.

Desde a sua criação em 2002, o projeto minha esperança foi desenvolvido em 40 países no mundo e obteve o resultado de nove milhões de pessoas se comprometendo com Jesus Cristo. “Deus tem verdadeiramente abençoado este projeto e usado de maneira poderosa,” mencionou Bill Conrad, vice-presidente do ministério internacional da AEBG. “Estamos muito animados para ver o desenrolar deste projeto neste ano de 2008 no Brasil.”

Em preparação para este evento histórico, durante os meses de março, abril e maio mais de mil coordenadores e colaboradores vindos de quase todas as denominações no Brasil, se espalharão em todo o país para compartilhar a visão do projeto com os pastores, e para explicar a cada igreja como participar.

Para receber mais informações sobre Minha Esperança, ligue ou escreva para o escritório nacional:

Minha Esperança - Brasil
Av. Adolfo Pinheiro, 2360 – Santo Amaro
CEP 04734-004 – São Paulo – SP
Telefone: 11 3429 5100 Fax: 11 3429 5103
www.minhaesperanca.com.br
midia@minhaesperanca.com.br

Um projeto das igrejas evangélicas do Brasil em parceria com a Associação Evangelística Billy Graham.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Abençoando o Suriname!

Mensagem da nossa Irma Luciana, que está fazendo o curso de Evangelismo na JOCUM de Curitiba:

Queridos,
faltam 3 dias para minha equipe de prático ir ao Suriname. Estamos todos ansiosos e na expectativa. Sabemos que será um tempo totalmente inesquecível aos extremos. Estamos na luta ainda para levantar nosso sustento, até o dia 25 de outubro. A moeda lá é o dólar e como vcs sabem tem subido o seu valor ultimamente. Orem pela queda do dólar. Preciso de R$ 1.200,00 para minha alimentação nesses dois meses e o que peço a vcs é que continuem orando pelo meu sustento, divulguem, repassem este e mail para seus amigos, para outras igrejas, e contribuam tbm. Esse dinheiro será para alimentar quem está indo dar de comer aos que tem fome de Cristo e ainda não o sabem. O Suriname precisa conhecer quem é Deus de verdade! Que caia toda idolatria e sacrifícios humanos naquele lugar, em nome de Jesus! Orem pela minha equipe, porque sabemos que o inimigo vai tentar nos atacar. Somos um grupo de 10 pessoas totalmente diferentes e de várias regiões do Brasil. O diabo quer usar essa diversidade tão linda que Deus fez no nosso país para nos atacar nas nossas diferenças. Queremos ser canal de Deus pra abençoar aquele lugar, estivemos aqui esses três meses conhecendo a Deus cada dia mais, morrendo pra nós mesmos tantas vezes, e não queremos dar brecha nenhuma ao diabo. Irmãos, cubram-nos com suas orações! Qnd a Igreja orava, Paulo e Silas foram libertos da prisão. Orem pela libertação do povo lá. Muito obrigada por tudo que vcs já fizeram e pelo que irão fazer. Qnd vcs ofertam, vcs motivam a minha fé. Que o nosso Deus venha com seu sustento e cuidado a cada dia, por toda a vida de vcs, em nome de Jesus!
Abraços e até meu retorno, com muita coisa boa pra contar...
Luciana

Se você deseja contibruir, entre em contato com a irmã Luciana:

Telefones :0 xx 21 8702-0298 / 0 xx 21 3337-6832
E-mail:bunitaprakaramba@hotmail.com

domingo, 12 de outubro de 2008

DEIXAI VIR A MIM OS PEQUENINOS...

Neste domingo, 12 de outubro, comemora-se o dia da criança, fato extremamente importante no que tange à valorização daquelas que muitas vezes não têm voz na sociedade, mas necessitam do reconhecimento desta, porque são parte integrante da mesma. É certo que alguns se aproveitam da ocasião para auferir lucro, e é fato que muitas datas comemorativas foram criadas e são estimuladas a fim de atender o interesse econômico de alguns, o que acarreta, na maioria das vezes, um desvio da finalidade da comemoração. Contudo, a oportunidade de se pensar nas crianças não deve ser desperdiçada por causa da ganância dos homens.

Enquanto cristãos, devemos pensar na atitude de Jesus em relação às crianças. Quando os discípulos tentaram impedir que as crianças se aproximassem de Jesus, o mestre os advertiu conforme narra o evangelista Lucas: “Traziam-lhe também as crianças, para que as tocasse; e os discípulos, vendo, os repreendiam. Jesus, porém, chamando-os para junto de si, ordenou: Deixai vir a mim os pequeninos e não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira alguma entrará nele”. Vale também ressaltar que uma criança já possui a graça do Espírito Santo agindo nela, conforme o evangelista Lucas narra a respeito de João Batista: “O menino crescia e se fortalecia em espírito. E viveu nos desertos até ao dia em que havia de manifestar-se a Israel”.

Irmãos, em tempos: que crianças desaparecem diariamente no nosso estado; que muitas são roubadas para que seus órgãos sejam vendidos para famílias ricas que têm filhos necessitando de transplante; que outras tantas se drogam e se prostituem; que algumas são jogadas de janelas ou abandonadas (vivas ou mortas) em latas de lixo; que pais dão de tudo, do bom e do melhor, menos a sua presença ao lado de seus filhos e que existe uma população crescente de crianças famintas, fazendo todo tipo de malabarismo em troca de qualquer esmola; Jesus continua a dizer deixai vir a mim os pequeninos.
Pr. Celso Falleiro

sábado, 11 de outubro de 2008

Tarde Alegre

O Departamento Infantil, em comemoração ao Dia das Crianças, realizou hoje a "Tarde Alegre". Abaixo algumas fotos:

- Já vai começar !


Cantando: "Havia um homenzinho torto, que morava numa casa torta ..."


Hora da história com fantoches


Todos prestando atenção na história


Dança das cadeiras

Mais Dança das Cadeiras

Dança das Cadeirinhas


- Quem vai estourar primeiro ?


- "Tô" com medo da raposa !!


Corrida




Fotos do Aniversário da SAF

Abaixo algumas fotos do Culto de Ações de Graças pelo aniversário da SAF (Sociedade Auxiliadora Feminina) de nossa Igreja. Este culto foi realizado no dia 24 de agosto de 2008.


Pastor Celso



Integrantes da SAF


Presbítero Ildefonso, Conselheiro da SAF


Irmã Sônia


Irmã Sônia


Coral Feminino


Irmã Berta


Oficiais da Igreja




Irmã Cláudia

domingo, 5 de outubro de 2008

Eleições 2008 – Qual a importância para a Igreja?

Neste domingo, 05 de outubro, o país concentra-se em torno de um momento cívico dos mais importantes, o voto direto para prefeitos e vereadores. Todas as cidades do Brasil terão a oportunidade de confirmar o bom trabalho de seus representantes, tanto na esfera executiva quanto na legislativa, reelegendo-os; ou, rejeitar àqueles que não cumpriram com o que se esperava deles. É um processo político que envolve a qualidade de vida de todos os brasileiros, porque toca na esfera da administração pública mais próxima de cada um de nós. E qual deve ser a participação da Igreja neste processo? Passiva, por ser um pleito eminentemente político? Restrita, votando apenas naqueles que se denominam evangélicos? Ativa, porque a Igreja tem que estar inserida totalmente na sociedade?

A Escritura Sagrada afirma que nós não somos deste mundo, que devemos investir no mundo vindouro, que não devemos ajuntar tesouros nesta terra e que devemos buscar primeiro o Reino de Deus e a sua justiça. Por outro lado, Jesus orando ao Pai afirmou: “... peço que não os tire do mundo, mas os livres do mal”; que devemos “dar a Cesar o que é de Cesar...”; o apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, afirma que devemos respeitar às autoridades, porque são constituídas por Deus e que se orarmos, jejuarmos e buscarmos a face do Senhor, Ele sarará a nossa terra.

Logo, a partir destes contrapontos, chegamos à conclusão de que a Igreja do Senhor Jesus Cristo deve priorizar o Reino dos Céus, mas nunca esquecer-se de que ainda fazemos parte deste mundo. É através das ações da Igreja que o mundo percebe, entende e vivencia os padrões do Reino de Deus. Se a Igreja se omitir na expressão daquilo que entende ser o melhor para a humanidade, o caos definitivamente se instala. Se o mundo ainda tem algum padrão de moral, justiça e ética é porque a Igreja tem testemunhado a sua fé e porque estes valores são igualmente defendidos por homens que, ainda não sendo integrantes do Reino, fazem valer esses valores.

Amados irmãos, o equilíbrio deve ser o parâmetro da Igreja. É evidente que o pleito não deve adentrar no funcionamento das atividades da Igreja, mas envolver os membros individualmente, em casa, no trabalho, na rua, enfim, dar a oportunidade de cada um influenciar a sociedade, com a ajuda de Deus, a alcançar um mundo mais justo e próspero.

Deus nos abençoe, e tenha um voto consciente!

Pr. Celso Falleiro
Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com