domingo, 23 de agosto de 2009

A sutileza dos sinais da perseguição que nos rodeia - Parte Final

A SUTILEZA DOS SINAIS DA PERSEGUIÇÃO QUE NOS RODEIA
(Parte Final)

Nos últimos dois domingos, temos lembrado aos irmãos que, na América Latina, ainda que não percebamos como algo explícito, existe uma perseguição aos cristãos, a qual tem crescido veladamente não apenas geograficamente, com o aumento de atitudes prejudiciais aos valores cristãos, especialmente por causada força que existe no mundo atual para se obter posturas sociais, econômicas ou políticas semelhantes entre países que cooperam entre si, como resultado de um processo sem volta de globalização; mas também com relação à intensidade dos ataques, os quais têm sido cada vez mais fortes.

Na semana passada tivemos a notícia de uma nova lei promulgada na Venezuela que, a título de reformar a educação daquele país, reformula tudo o que já existia com base na tradição cristã, advinda da colonização espanhola, que carregava uma fortíssima influência cristã da Igreja Católica Romana. A nova lei de reforma educacional, idealizada pelo governo do presidente Hugo Chávez, extirpa qualquer tipo de ensino religioso na Venezuela, e proíbe que os conteúdos programáticos nas escolas tenham qualquer indício de ensinos religiosos, e isto inclui valores, conceitos ou histórias, ainda que sejam verdadeiros e úteis na formação do ser humano. Chávez acredita que em uma sociedade balizada pelos ideais socialistas, não pode haver influência de “utopias” como os ensinos religiosos. Esta reforma é tão radical em relação ao ensino religioso que universidades importantes, com qualidade reconhecida internacionalmente e com presença em vários países do mundo, terão de fechar as portas na Venezuela, como, por exemplo, o caso das Pontifícias Universidades Católicas – PUCs ou os excelentes colégios de padres ou conventos. Para os irmãos terem uma idéia comparativa, se essa lei entrasse em vigor no Brasil, o melhor colégio do país de ensino médio teria que fechar as portas, a saber, o Colégio São Bento, no Rio de Janeiro, de direção Católica.

Meus irmãos, os dias são maus. Fique esperto e observe os sinais da volta de Cristo. Hoje, estão proibindo o ensino religioso. Nos Estados Unidos, há proibição nas escolas de alguns estados, ensinos bíblicos como o criacionismo. Amanhã, estarão fechando igrejas. Diante deste quadro, qual a sua postura? O que devemos fazer, como cristãos, nestes dias difíceis? Que Deus nos ajude a responder com sabedoria estas questões. Que Deus nos abençoe!

Pastor Celso Falleiro

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com