domingo, 30 de janeiro de 2011

Conseqüência das divisões na Igreja – A perda dos galardões

Conseqüência das divisões na Igreja – A perda dos galardões (1 Co. 3:10-16)

“Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo”. (1 Co 3:15)

De acordo com narrativa do texto acima o apóstolo Paulo fala sobre a avaliação do ministério cristão. Alguns que estavam buscando edificar o edifício de Deus em Corínto, mas que dependiam da sabedoria humana, estavam usando materiais perecíveis (madeira, feno, palha), os quais não sobrevivem ao julgamento do fogo de Deus, enquanto que esses construtores dificilmente escaparão à destruição. Paulo advertiu a Igreja em Corínto que eles, tal como o templo de Salomão (1 Crônicas 22:14-16), deveriam construir com material duradouro.

Deus manifestava sua presença no templo, enchendo-o com a nuvem de sua glória (1 Reis 18:10-11). Agora ele vive em Seu povo enchendo-o com o Espírito Santo. O Enfoque de Paulo aqui é sobre o povo de Deus como uma coletividade inteira; em 6:19, porém ele muda sua ênfase para o corpo formado por crentes individuais. Paulo deixa em aberto a possibilidade de que alguns dos construtores da Igreja de Corínto não somente estavam usando material perecível, mas também estavam destruindo ativamente a obra de Deus. Esses não serão poupados por ocasião do juízo divino.

Rev. Oséas Barreto Velasco

(Publicado em nosso boletim dominical em 23 de janeiro de 2011)

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com