domingo, 8 de julho de 2012

09 de Julho, Dia do Diácono


09 DE JULHO, DIA DO DIÁCONO
                         
"Mas, irmãos escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço...” Atos 6:3

No dia 09 de Julho, a Igreja Presbiteriana do Brasil comemora o Dia do diácono. O diáconato é um cargo muito antigo, pois foi riado quando a Igreja de Cristo ainda dava os seus primeiros passos conforme está registrada em Atos 6.

Por isso dizemos que o diaconato é um ofício bíblio e, em consequência, as Igrejas Presbiterianas locais elegem dentre seus membros, pessoas para serem investidas e instaladas como diáconos. Segundo a Palavra de Deus em Atos 6, o candidato ao diaconato deve ser homem, de bo reputação, cheio do Espírito Santo e de sabedoria. Para a Igreja Presbiteriana ainda há outros requisitos que devem ser levados em conta na hora de escolher tais como ser maior de 18 anos, membro professo da igreja e fiel nas entregas do dízimo caso trabalhe.

O diácono ajuda o pastor e os presbíteros na administração da Igreja local, ainda que só cabe àqueles o dever de governar a Igreja como Conselho. Então, o diácono ajuda, mas não faz parte do Conselho. Ele é o responsável por manter a boa ordem no culto público e acudir os necessitados. Há uma promessa na bíblia para quem exerce esse ofício de maneira digna. Diz que quem desempenha bem o diaconato, alcança para si justa preeminência e muita intrepidez na Fé em Cristo Jesus.

Nosso Ponto de Pregação ainda não é formalmente uma Congregação e muito menos uma Igreja organizada. Entretanto, devemos ensinar aos homens que a eles foi dada pela Bíblia uma missão muito nobre. Eles é que ocuparam esse cargo no futuro próximo, om o tempo passaram a ser os presbíteros e quem saber até pastor!

Para tanto, esse privilégio deve ser encarado por eles como uma grande responsabilidade. Os homens presbiterianos devem se preparar desde já para oupar o seu espaço na Igreja do Senhor. Você tem se preparado para quando este dia chegar? Precisamos de homens piedosos, que não são dominadores do rebanho que é do Senhor. Homens que dignifiquem o cargo que ocupam. Homens capazes de liderar a Igreja de tal maneira que a proteja e a mantém unida.

Seminarista Márcio Coelho

Um comentário:

Anônimo disse...

Quem escreveu esse artigo erradamente imagina que os ofícios de presbíteros docentes/regentes e diáconos são escalonado como maiores ou menores. Tanto que afirma: "com o tempo passarão a ser os presbíteros e quem sabe até pastor". Os oficiais da Igreja recebem chamados de Deus para trabalharem naquele oficio para o qual foi chamado, não comportando escalonamento de ofícios.

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com