domingo, 15 de julho de 2012

Missão de Israel x Missão da Igreja

MISSÃO DE ISRAEL x MISSÃO DA IGREJA
                        
O tema proposto acima de maneira nenhuma quer passar a idéia de que existe algum tipo de incompatibilidade entre a missão de Israel e missão da Igreja. Na verdade o ponto de contato entre as duas é Jesus Cristo. Sem ele, a incompatibilidade seria notória.

Temos que pensar a missão de Israel sempre em termos da entrada do Deus encarnado (Jesus Cristo) na história humana. Assim,  Israel foi escolhido para que através dele viesse o salvador ao mundo. O salvador precisaria nascer em algum espaço geográfico. A localização, portanto, foi definida pelo próprio Deus ao preparar a terra prometida. O Senhor preservou Judá ao invés do reino de Israel para que o messias fosse da casa de Daví.  Foi assim que Jesus, o Deus filho entrou na História. Talvez seja por isso que Deus foi tão exigente e tão misericordioso para com a descendência de Abraão. Ele preparou tudo para que ocorresse a entrada do Deus filho na história.

Já no caso da Igreja, temos que pensar em termos de levar a mensagem do messias para toda a terra. E é essa a nossa missão enquanto Igreja. O Deus encarnado já entrou na História e agora cabe à Igreja anunciá-lo a todos. Agora dá para entender a sublime missão dada por Jesus aos seus discípulos para pregar o evangelho a toda criatura. Portanto, negar essa nobre missão é deixar de ser Igreja, pois a essência da missão dela não é gerar o Cristo e sim tornar sua mensagem conhecida. Isso exige movimento. A missão de gerá-lo coube para Israel que serviu como uma espécie de logística para recebê-lo. Contudo, de maneira alguma se quer aqui diminuir a missão que o próprio Deus reservou à Israel. Ela também foi nobre.
   
Portanto, essa missão é um  privilégio  e uma responsabilidade. Tanta para Israel como para a Igreja. Estamos a serviço de Deus. Fazemos parte de seus planos. Aliás, ocupamos um espaço nesse plano que nem os anjos ocupam. Os anjos aprendem com nossa pregação. O plano de Deus foi se tornando claro para todos nós à medida que a Igreja atuava debaixo da assintência do Santo Espírito. Irmãos, valorizemos o que temos recebido. Cumpramos cabalmente nossa tarefa para a glória de Deus.

Seminarista Márcio Coelho            

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com