domingo, 5 de agosto de 2012

Dia do Presbítero

DIA DO PRESBÍTERO

Hoje dia 05 de Agosto, é comemorado o dia do presbítero pelas  Igrejas Presbiterianas espalhadas pelo Brasil. É uma justa homenagem. Ela não pode passar em branco. Nossos jovens precisam desde já entender a nobreza deste ofício. Na Igreja Presbiteriana do Brasil, este ofício deve ser exercido por homens piedosos e qualificados para a tarefa. Esses são os critérios que hoje a membresia de nossas igrejas locais utilizam para escolher os homens que vão liderá-los por um determinado tempo. Este pode ser reeleito para o ofício a cada 5 anos. Aos presbíteros que serviram a uma igreja local por 25 anos, a membresia pode lhe conferir um outro título. O título de presbítero emérito. Nossa denominação reconhece aqueles que demonstraram zelo enquanto exerciam o mandato de presbítero. O exercício do presbiterato é tão nobre, que até a Bíblia sagrada faz referência a ele. Veja:

Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada: pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória (1Pe 5.1-4).

Nossa palavra de gratidão a esses dedicados servos de Deus os quais têm, ao lado dos pastores, a responsabilidade pela liderança e supervisão espiritual do rebanho do Senhor. Os pastores contam com a valiosa ajuda desses dedicados irmãos na liderança, no cuidado pelas ovelhas do Senhor, na administração dos interesses da igreja e no enfrentamento das dificuldades e desafios.

Nossa palavra é sempre de incentivo aos presbíteros para que, a cada dia, sejam, juntamente com seu pastor autênticos cuidadores do rebanho que Deus tem nos dado. O apóstolo Pedro nos lembra essa tarefa comum: cuidar do rebanho de Deus que nos tem sido confiado. O rebanho, portanto, pertence ao Senhor, e a Ele prestaremos contas desta responsabilidade. O apóstolo Paulo nas suas recomendações aos presbíteros de Éfeso (At 20.28) dizia: “Atendei por vós e pelo rebanho...”, lembrando a importância e a necessidade do cuidado pessoal para que, empenhados nessa tarefa, não viessem a fracassar na vida pessoal.

Que nossos jovens sejam despertados pelo Senhor, dono dessa Seara, para que se preparem a fim de que um dia tenham as qualificações desejadas para ocupar com dignidade o presbiterato, suprindo assim as necessidades da igreja da qual é membro. Quanto à Igreja, jamais deixe de investir na qualificação desses jovens, aliás, não só na qualificação, devemos mortrar-lhes que para ocupar essa posição, tem que ser homem piedoso.

Seminarista Márcio Coelho da Silva






Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com