sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Seqüestro missionários de sul-coreanos

Mais uma notícia sobre os Missionários seqüestrados no Afeganistão. São missionários da Igreja Presbiteriana da Coréia do Sul.

Fonte: O Globo

Seqüestro de sul-coreanos

Talibãs oferecem trocar duas reféns 'doentes' por dois extremistas

Publicada em 03/08/2007 às 09h22m

O Globo Online e agências internacionais

Parentes dos sul-coreanos seqüestrados participam do funeral de Shim Sung-min, um dos dois reféns mortos pelos talibãs/Reuters

CABUL - O Talibã, que mantém seqüestrados há duas semanas 21 sul-coreanos, está disposto a libertar imediatamente duas reféns "gravemente doentes" se o governo do Afeganistão soltar dois rebeldes, informou nesta sexta-feira um porta-voz da milícia rebelde.

- Podemos libertá-las imediatamente se o governo soltar dois dos nossso prisioneiros - disse o porta-voz talibã Mohammed Yousif Ahmadi, que acrescento uque a proposta já havia sido transmitida aos negociadores sul-coreanos.

Segundo Ahmadi, as duas reféns podem comer um pouco para sobreviver, mas seu estado é crítico, já que não podem caminhar.

O porta-voz afirmou na quinta-feira que os seqüestradores estãos dispostos a manter um encontro com a delegação sul-coreana, que propôs como local da reunião o escritório da Equipe de Reconstrução Provincial (PRT, na sigla em inglês) de Ghazni, onde operam as forças internacionais. Mas os rebeldes recusaram a oferta e querem que a reunião aconteça em alguma zona controlada pelos talibãs, segundo Ahmadi.

Depois de mais de duas semanas de seqüestro, Cabul e Seul continuam os esforços para conseguir a libertação dos 21 missionários sul-coreanos , entre eles 18 mulheres, tomados como reféns por um grupo talibã no leste do Afeganistão.

A delegação sul-coreana está tentando convencer os governos do Afeganistão e dos Estados Unidos a aceitarem suas exigências, segundo disse na quinta-feira o porta-voz Ahmadi.

Os governos da Coréia do Sul e dos Estados Unidos acertaram na quinta-feira não utilizar a força para libertar 21 sul-coreanos mantidos reféns no Afeganistão, mas soldados afegãos avisaram sobre uma possível ofensiva na área onde estão os seqüestrados. Na quarta-feira, a agência de notícias sul-coreana Yonhap noticiou que um grupo de parlamentares da Coréia do Sul viajará esta semana a Washington para pedir o apoio dos Estados Unidos para libertar os reféns.

Os rebeldes exigem a libertação de detentos talibãs presos em Pul-E-Charkhi, na periferia de Cabul, em troca dos 21 sul-coreanos. Os talibãs executaram no dia 25 de julho Bae Hyng-kyu,um pastor evangélico de 42 anos, e na segunda-feira mataram outro seqüestrado, Shing Sun-min, de 29 anos.

Um comentário:

pastor delcio disse...

gostei muito do blog. que jesus continue abencoando todo povo coreano
www.sedeicanacional.skayrock.com
pastor delcio izidorio gomes
presidente das igrejas assembleia dos santos-belo horizonte -mg

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com