domingo, 21 de dezembro de 2008

NATAL: QUAL O SEU SIGNIFICADO HOJE?

NATAL: QUAL O SEU SIGNIFICADO HOJE?

Todo o mundo cristão sabe, de fato, o que é o natal e o que ele representa. Acredito que até os não cristãos, na sua maioria, saibam o que o natal representa e o qual a sua história. Mas uma pergunta torna-se oportuna, tendo em vista que o mundo cristão não tem mais respondido a ela de forma acertada, a saber, conhecer a história do natal e o que ele representa é conhecer o seu significado? O natal, na sua forma atual de comemoração, faz algum sentido como uma festa cristã?

Existe uma discussão se o natal realmente deve ser comemorado pelos cristãos, a partir de argumentos como: Ninguém sabe verdadeiramente o dia do nascimento de Jesus, a comemoração do dia 25 de dezembro era uma comemoração pagã do império romano, a troca de presentes e a comilança no dia 25 de dezembro também faziam parte das festas pagãs de vários povos, as Escrituras Sagradas não dão ênfase ao dia do nascimento do Messias, entre outros. Contudo, penso que isto tudo se torna irrelevante se entendemos o que motivou a igreja a adotar o dia 25 de dezembro como o dia do nascimento de Jesus e o que isto significa para os cristãos. Se o natal é o período em que se comemora a chegada da verdadeira luz, da encarnação de Deus, do cumprimento da promessa da salvação dos homens e em decorrência disto pratica-se um constante louvor àquele que merece toda honra, glória e louvor, e que para mostrar isto ao mundo usou-se a estratégia de se comemorar esta benção no dia em que o mundo pagão comemorava o período de maior luz no ano, no solstício de primavera, acredito que não existe nenhum problema em viver um natal com este significado.

Mas o natal não é mais assim, ou melhor, definitivamente não tem mais este sentido. O natal hoje se tornou em uma comemoração egoísta, que busca satisfazer o prazer de ser presenteado, de mostrar o celular novo ou a roupa que ninguém possui. Papai Noel é mais mencionado que Jesus, e em muitas igrejas as programações de natal se resumem em apreciar ou participar da cantata mais bonita ou da peça teatral inesquecível. Mesmo que alguns se reportem ao nascimento de Jesus, a prática da comemoração é de festejar o “natal de Papai Noel” e não a verdadeira adoração ao Senhor Jesus.

Então pergunto a você: O natal faz algum sentido para você? Se faz, qual o sentido? Pense nisto.

Pr. Celso Falleiro

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com