segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Balanço do Ano

BALANÇO DO ANO

É comum chegarmos ao final do ano e encontrarmos diversos setores da sociedade “fechados para balanço”. Igrejas não fecham para balanço, mas se fizéssemos um balanço mesmo sem fechar, qual seria o resultado?

Penso que é significativo pensarmos que a Igreja somos nós, e que o resultado do desempenho de cada um de nós para o Reino dos Céus refletirá o desempenho da Igreja como um todo. Em outras palavras, o que eu faço é o que a Igreja faz; o que eu penso é o que a Igreja está pensando; o que eu deixo de fazer é o que a Igreja deixa de fazer; o que eu invisto financeiramente em prol do Reino é o que a Igreja investe financeiramente em prol do Reino; o tempo que eu dedico para Deus é o tempo que a Igreja dedica para Deus; enfim, o que eu sou, é o que a Igreja é.

Diante desta linha de raciocínio, para fazermos um balanço da Igreja neste ano de 2009 basta avaliarmos nossas próprias vidas para concluirmos esta análise. Mas como alcançarmos um resultado a partir de questões subjetivas? Como abalizarmos o todo a partir do individual sem ferir o foro íntimo? Realmente é difícil, mas acredito que se cada um de nós fizermos o nosso balanço pessoal e tomarmos as atitudes necessárias nas nossas vidas para sermos melhores em 2010, tenho certeza de que a Igreja estará crescendo.

Para te ajudar nesta empreitada, seguem algumas perguntas que te ajudarão a se auto-avaliar: A quantas pessoas você falou de Jesus como único e suficiente salvador (não se inclui aqui falar apenas de Jesus como bom, que cura, liberta, etc.., mas como salvador)? Quantas pessoas você sabe que receberam Jesus através das suas palavras? Quanto tempo você utilizou no seu dia para orar por você e sua família? Quanto tempo você utilizou no seu dia para orar pelo reino de Deus? Quantas programações da Igreja você deixou de apoiar para ficar em casa ou fazer qualquer tipo de lazer que poderia fazer em qualquer outro horário? Quanto tempo do seu dia você utilizou lendo a Palavra? Quanto tempo do seu dia você utilizou estudando a Palavra? Quanto tempo do seu dia você utilizou meditando na Palavra? A Quantas pessoas que estavam ao seu alcance você amou verdadeiramente?

Antes de responder sinceramente a estas perguntas ore a Deus pedindo que o Espírito Santo te faça lembrar-se de como foi a sua vida com Deus em 2009, e se que precisa melhorar, faça isso. Bom “fechamento para balanço”!

Pr. Celso Falleiro

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com