domingo, 5 de setembro de 2010

EU SOU LIVRE EM JESUS


EU SOU LIVRE EM JESUS
Daqui a dois dias a nossa nação comemora o Dia da Independência. O dia em que nosso país, outrora colônia de Portugal, tornou-se um país livre e soberano. Interessante é que o mundo, que em determinado período de sua história desenvolveu um processo de criação de “Estados-Livres”, atualmente sofre uma involução através de um fenômeno mundial conhecido como Globalização. Observaremos para frente, continuando este processo de Globalização. que não existirá mais país livre, especialmente em termos de economia, política e RELIGIÃO.

Pensando sobre este tema da Independência do Brasil, fazemos um “link” com a nossa independência espiritual. A Bíblia nos ensina, especialmente na carta de Paulo aos Romanos, que a nossa condição espiritual do ser humano sem Cristo é a de um escravo. As Escrituras Sagradas nos ensinam que, por causa do pecado de Adão, somos escravos do pecado e espiritualmente mortos nos nossos delitos e pecados, mas em Cristo, somos libertos da escravidão e jugo do pecado e nos tornamos livres. Jesus também ensinou que “...se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. Isto é tão verdade que o apóstolo Paulo afirma que podemos fazer qualquer coisa, apesar de nem tudo ser conveniente; que podemos fazer qualquer coisa, mas não podemos nos deixar dominar por nenhuma delas. Diferentemente, quem não tem Cristo, não tem a liberdade de escolher entre fazer o bem e o mal, o correto e o errado ou o agradar a Deus e o cometer pecados, pois são escravos do pecado, da carne e do curso deste mundo tenebroso.

Em outras palavras, podemos afirmar que, uma vez em Cristo, temos a liberdade de agir conforme o desejo do nosso coração, o que implica em inferir o seguinte: Quanto mais buscarmos os valores do Reino de Deus, “as coisas lá do alto” e o fruto do Espírito, mais faremos escolhas acertadas, dentro da liberdade que Cristo nos dá; Quanto menos buscarmos os valores do Reino de Deus, “as coisas lá do alto” e o fruto do Espírito e amarmos o mundo e as coisas que no mundo nos oferece, mais faremos escolhas erradas, dentro da liberdade que Cristo nos dá. Ao contrário do que muitos pensam a respeito dos filhos da luz, de que não podemos fazer muitas coisas por causa de convicção religiosa, o fato é que não fazemos muitas coisas por opção, por amor a Deus e a Sua vontade. Por outro lado, quem não tem Cristo, não tem escolha, sempre fará o que o mundo ou a carne deseja.

Voltando a questão da globalização, acredito que no final dos tempos também sofreremos uma tentativa de globalização espiritual. Mas devemos ficar atentos, pois uma vez livres, libertos para sempre. O quanto estamos dispostos a preservar a liberdade nos dada por Cristo? Se o mundo não suportar conviver mais com os libertos, o quanto estamos comprometidos com esta liberdade a ponto de entregarmos a nossa vida por ela? Que Deus nos conceda graça para uma boa avaliação da nossa liberdade!

Pr. Celso Falleiro

Um comentário:

Unknown disse...

Cadê as fotos do culto????

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com