domingo, 28 de novembro de 2010

Da Fé Salvadora

DA FÉ SALVADORA

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”. (Ef 2.8)

Amados irmãos, à capacidade para entender, crer e receber a bênção da salvação oferecida por Deus, dá-se o nome de Fé Salvadora ou Justificadora. Trata-se de uma graça especial concedida por Deus aos eleitos para se apropriarem da salvação. Muito mais do que uma simples experiência intelectual, a Fé Salvadora é espiritual, habilitando o homem a perceber e envolver-se nos mistérios de Deus, enfim, possibilitando-lhe a graça do recebimento de Cristo como Salvador.

“Fé Justificadora é uma graça salvífica, operada pelo Espírito e pela Palavra de Deus no coração do pecador, que sendo por esse meio convencido de seu pecado e miséria da incapacidade tanto sua como das demais criaturas, para restaurar sua condição de perdido, não só aceita a verdade da promessa do Evangelho para o perdão dos pecados, e para que a sua pessoa seja aceita e considerada justa diante de Deus para salvação” (Catecismo Maior, 72).

Para um entendimento maior desta doutrina pode-se ressaltar que a Fé Salvadora é uma graça concedida por Deus aos eleitos. Ela os habilita a crer para se obter a salvação (At 16.14; Ef 2.8; Tt 1.1); é operada pelo Espírito Santo em seus corações (Rm 10.14,17; I Co 12.3; Tt 1.1-3) e é aumentada e fortalecida pelo ministério da Palavra, pela administração dos Sacramentos e pela oração (Mt 28.19; I Co 11.23-29; II Co 12.8-10; I Pe 2.2).

Ressalta-se também que a Fé Salvadora é fundamental na vida do cristão. Por ela o crente crê ser verdade tudo quanto é revelado na Palavra de Deus (At 24.14; I Ts 2.13); age de conformidade com os ensinos da Palavra de Deus, prestando obediência aos mandamentos, temendo as ameaças e abraçando as promessas (Rm 4.18-25) e é levado a aceitar e receber a Cristo e firmar-se só nele para a Justificação, a Santificação e a Vida Eterna (I Jo 5.10-13).

Finalmente, ressalta-se que a Fé Salvadora é sempre vitoriosa. Por ela o crente vence o mundo (Hb 12.1-3; I Pe 1.3-21; I Jo 5.1-5) e por ela o crente se apropria da vida eterna (Rm 5.1; Ef 2.6,9; Ap 14.12).

Que Deus os abençoe, fazendo-os crescer no conhecimento da Palavra do Senhor!

Rev. Celso Araujo Falleiro

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com