segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O ensino e a Palavra de Deus

O ENSINO E A PALAVRA DE DEUS

Desde o início, na formação da Igreja do Senhor Jesus Cristo, o ensino desponta como algo necessário e integrado à Igreja. O ministério de Jesus esteve pautado pelo ensino, a exemplo do Sermão da Montanha, das parábolas, das conversas particulares com os discípulos...

O ensino faz parte do D.N.A da Igreja do Senhor. Uma igreja que não ensina não faz parte da Igreja do Senhor, ou está doente, vivendo um evangelho distorcido. Os cristãos sempre entenderam esta realidade. No início da organização do Corpo de Cristo como instituição, os Pais da Igreja desempenharam um papel fundamental no que tange ao ensino. Mais tarde, no período da história da Igreja conhecido como Escolástica, a Igreja era a detentora do conhecimento e, inclusive no meio secular, era a responsável pelo ensino, período no qual nasceram as primeiras universidades. Na era pós-reforma, as igrejas reformadas baniram algumas distorções da Igreja romana e potencializou o ensino como um meio de introduzir não somente os valores cristãos no mundo e a vivência do evangelho produzindo conhecimento a fim de alcançarmos as bênçãos do Senhor na terra, mas também como forma de possibilitar ao mundo descrente a oportunidade de conhecer a Cristo pela Sua Palavra, através da democratização da leitura e do conhecimento aos que não têm acesso a estes.

Outro aspecto que deve ser lembrado é que este tema é muito abrangente, pois o que a Igreja tem que ensinar? Evidentemente que o conteúdo da Palavra de Deus deve ser ensinado, e especialmente o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Mas apenas a Palavra? Também não. A igreja tem a responsabilidade de, no que for possível, fazer o ser humano melhor.

Pr. Celso Araujo Falleiro

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com