domingo, 12 de fevereiro de 2012

Carnaval é ambiente para o cristão?


Carnaval é ambiente para o cristão?        

 “... não ameis o mundo, nem o que no mundo há ...”   
 1ª João  2: 15

Claro que não. O crente que se envolve nessa festa da carne está claramente infringindo a ordem bíblica. Lá definitivamente não é ambiente para quem experimentou o novo nascimento em Cristo Jesus.
No início, o carnaval era até uma festa que pertencia ao calendário cristão. Entretanto, com o passar do tempo, essa festa cada vez mais ficou nas mãos do diabo. Naquela época, o carnaval era uma despedida da "carne", para se entrar na Quaresma, período de abstinência de carne. As pessoas, nessa festa, abusavam dos manjares, logo em seguida, na quarta-feira de cinzas, iniciava-se a abstinência. Então a quarta-feira de cinzas era um "dia santificado". 

Apesar de o carnaval pertencer originalmente ao calendário cristão, não dá para aceitá-lo mais como um espaço onde o crente pode “brincar”, pois é um período de muita destruição e prejuízo para a humanidade. É só analisar o noticiário na quarta-feira de cinzas para constatar isso. Sem se falar naqueles dados que não são divulgados, como por exemplo, a quantidade de pessoas que contraem doenças sexualmente transmissíveis, os jovens que são encaminhados para as drogas, as famílias que são arruinadas, por causa da infidelidade conjugal etc. Tudo isso são práticas que afrontam os valores cristãos. 

O carnaval é o mesmo que orgia( desordem, desperdício). O apóstolo Pedro nos adverte a não ardarmos( frequentarmos) nesse tipo de ambiente. Veja: “ … porque basta o tempo decorrido para terdes exeutado a vontade dos gentios, tendo andado em dissoluções, concupiscências, borracheiras, orgias, bebedices e em detestáveis idolatrias...” 1º Pedro 4:3. 

Adaptado por Seminarista Márcio Coelho da Silva

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com