sexta-feira, 30 de março de 2012

Cantata de Páscoa no Ponto de Pregação


Cantata de Páscoa no Ponto de Pregação em Campo Grande
07 de abril de 2012 - 19 horas
Rua Tarsila do Amaral, 56 - Campo Grande
 Rio de Janeiro - RJ

domingo, 25 de março de 2012

Quem pode ser um plantador de igreja local?


Quem pode ser um plantador de igreja local?

Sabemos qual é nossa missão. Plantar uma igreja local. Os desafios são muitos. Um desafio que mexe com cada um de nós é saber se possuímos as habilidades para nos unir a um grupo e levar adiante o esforço de lançar as bases de uma igreja local. 

Com base na reflexão do Dr. Berndt Wolter aprenderemos quais são os requisitos que devemos ter para servirmos a Deus como plantadores de igreja. É importante analisarmos minuciosamente o que ele escreveu para comparar com o que temos sido e com o que fazemos:

1- Percepção Clara do Chamado de Deus;
2- Caráter Santificado;
3- Apoio forte do Cônjuge;
4- Habilidades de Liderança Visionária, Servidora e Capacitadora;
5- Habilidades de Iniciar/Juntar Pessoas; 
6- Habilidades de comunicação;
7- Habilidades de Evangelismo;
8- Habilidades de Discipulado;
9- Habilidades de Treinamento;
10- Habilidades para formação de equipes;
11- Habilidades de formação de grupo;
12- Conhecimento Técnico em Plantio de Igreja e Crescimento de Igreja;
13- Inteligência Emocional.

Esses treze apontamentos acima nos fazem  refletir profundamente sobre nossas vidas. Com certeza, para alguns tem que haver uma mudança mais profunda, para outros, no entanto, mais coragem para aceitar o seu chamado, visto que se encaixa muito bem no que foi descrito acima.  

Adaptado por Seminarista Márcio Coelho da Silva

domingo, 18 de março de 2012

Nossa missão, plantar uma igreja local


Nossa missão, plantar uma igreja local

Fomos chamados e comissionados por Jesus Cristo para uma nobre missão. Fazer o trabalho prosperar com a graça do Senhor. Nenhum de nós pode negligenciar essa obra, sob pena de estar prestando um desserviço ao Reino de Deus e de sermos infelizes ao vivermos inseguros nesta jornada, porque o melhor lugar para se estar em segurança é no centro da vontade de Deus.

Agora para plantar uma igreja local, precisamos atentar para alguns sinais que servem para justificar nossa decisão de dar o próximo passo na direção de plantar uma igreja local. Com base num artigo do Rev. Samuel Vieira publicado no site do CTPI, encontramos os sinais de vitalidade na Plantação de Igrejas. Vejamos se estamos caminhando na direção certa nesse processo:

1- A Igreja se encontra avançando no seu crescimento ou no declínio?
2- A Igreja possui boa auto-estima?
3- Tem havido conversões e restauração de pessoas?
4- O grupo experimenta alegria na comunhão?
5- O grupo olha para fora de si mesmo ou gasta toda sua energia na tentativa de resolver seus conflitos internos? 

Esses cinco pontos descritos acima pelo Rev. Samuel Vieira nos servem como termômetro para verificar o quanto já caminhamos e o quanto falta caminhar para cumprir com nossa missão que já foi aprovada por Deus. Se eles estiverem presentes no grupo que se propõe a plantar uma igreja local, então há vida espiritual. Se há vida espiritual, então estamos no caminho certo. Porque onde tem vida, o crescimento é inevitável, diria natural.

Adaptado por Seminarista Márcio Coelho da Silva
Publicado no boletim do Ponto de Pregação em Campo Grande.

domingo, 11 de março de 2012

Todos estão preparados para ganhar um "NÃO" ?


TODOS ESTÃO PREPARADOS PARA GANHAR UM “NÃO”?

“Quem ama a disciplina, ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido”.  Provérbios 12: 01

Não, infelizmente nem todos. Quando alguém não consegue conviver com o “não”, logo ele terá problemas de relacionamento com quem está ao seu lado. E esse tipo de coisa só serve para azedar nossas relações, além de abrir uma brecha para que nosso adversário  use de táticas cruéis para nos desanimar. Ele insinua que se você levou um “não” é porque não existe mais espaço no grupo para você. Ou então insinua que você não é mais importante. Então a nossa reação imediata é se isolar, que evolui para o quadro em que perdemos a alegria de estar juntos e, finalmente, passamos a ter a falsa sensação de que nosso tempo acabou naquele lugar.

Tudo isso é mentira do inimigo de sua alma. Acorde, antes que seja tarde demais para você, pois muitos se deixaram levar por essas insinuações e se viram num imenso laberinto escuro, abafado e estreito, desconfiado de tudo e de todos. Nessas circunstânias, se perde a qualidade de vida. A vida perde seu colorido. Nessas horas aparecem os amigos que ajudam dando força a sua desastrosa decisão.  

A solução para você é atentar para os conselhos da Palavra de Deus. Ame sempre a disciplina. Assim você evitará muitos males sobre a tua vida. Lembre-se, Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. A sua história com Cristo é plena de promessas boas que se cumpriram com certeza. Agora, sua atitude de revolta diante de um “não” te levará a um caminho pleno de incertezas.
                            
Seminarista Márcio Coelho da Silva

sábado, 10 de março de 2012

A mulher cristã


A mulher cristã

Você é uma mulher internacional? Não. Certamente não. Internacional é o dia oito de março. Mas você é uma mulher cristã, portanto deve ser  virtuosa no lar, como mãe e esposa; Na igreja como serva do Senhor.

Na pastoral do dia doze de fevereiro ressaltamos em consideração ao dia da Mulher Presbiteriana, a mulher  virtuosa como esposa, como diz o ensino de Prov. 31.11.

E como mãe? Você se considera uma excelente ou pelo menos uma boa mãe?
   
Conta-se que um certo soldado foi comissionado a uma missão altamente perigosa na qual sua vida corria risco. Aquele soldado pediu a seu superior que lhe deixasse cumprir a missão às onze horas da noite por ser essa a hora mais segura. Perguntado por que, disse:” É a hora quando minha mãe ora por mim todas as noites”. Você, mulher cristã e certamente virtuosa, tem o hábito de orar por seu filho todos os dias e de preferência em hora marcada?

Costuma-se dizer que atrás de cada Pastor, evangelista, missionário, escritor ou cristão proeminente, se encontra uma mãe fiel que o conduziu. Um exemplo – Suzana Wesley foi mãe de dezenove filhos; O esposo era Pastor e quase sempre ausente do lar, mas ela encontrava tempo para dedicar uma hora diariamente para oração e leitura da Bíblia e o resultado: Dois grandes homens de Deus saíram daquele lar – João Wesley o fundador do Metodismo e Carlos Wesley, pregador também e autor de vários hinos. Como precisamos de melhores mães      na igreja como servas do Senhor!                                                                                                                     

Nas epístolas pastorais encontramos várias informações e recomendações a cerca da mulher na vida cristã, como se vê: “ As mulheres idosas , que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras e mestras do bem a fim de instruírem as jovens recém-casadas(Tito 2-3).Em I Tim. 3.11 Paulo recomenda que as mulheres que servem a Igreja devem ser honestas(dignas de confiança), não caluniadoras, sóbrias e fiéis em tudo(envolve zelo, perseverança e temor a Deus). Você é uma mulher cristã   e portanto, virtuosa, melhor que ser internacional.


Rev. Oséas Barreto Velasco

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com