quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Por que estudar a Bíblia?

Por que estudar a Bíblia?

Neste trimestre, na escola dominical, estamos estudando sobre o tema ensino. Logicamente este ensino está embasado nas Escrituras Sagradas, em outras palavras, o ensino que estudamos está fundamentado na Bíblia. Mas será que este tema é realmente importante? Por que devemos estudar a Bíblia?

Esta pergunta pode parecer fora de propósito, mas existem pessoas que acabam não estudando a Bíblia porque estão apegadas a alguns mitos. Alguns vão afirmar que a Bíblia é um livro muito complexo e que somente os teólogos altamente especializados e com treinamento técnico podem entendê-la de fato. Percebam que este argumento fora usado pela Igreja Romana por centenas de anos, tem em vista que a interpretação de um leigo pode conter equívocos e gerar heresias. Foi necessário ocorrer a Reforma Protestante para que as pessoas comuns tivessem acesso às Escrituras. Outros alegam que o problema não é o de entendimento do conteúdo, mas que a Bíblia é enfadonha, cansativa e que alguns minutos de leitura são suficientes para terem sono.

Graças a Deus, que nos faz entender que argumentos como estes são apenas mitos. A Bíblia Sagrada é absolutamente clara, tanto um leitor simples sem muita instrução, quanto um erudito ou um intelectual podem entender da mesma forma a mensagem básica da Bíblia. Por isso, devemos abraçar este livro sem receios, sabendo que a leitura da Bíblia é uma coisa, mas o estudo dela é outra absolutamente diferente.

Devemos estudar a Bíblia porque a própria Bíblia muito nos diz sobre a importância de estudá-la. Em Deuteronômio 6, Deus soberanamente ordena que sua Palavra seja ensinada com toda diligência, de forma a penetrar no coração. Em II Tm 3.14-17, há uma exortação central e básica para nossa compreensão da importância do estudo da Bíblia, que requer uma investigação cuidadosa.

Em última instância, devemos estudar a Bíblia porque ela é a uma revelação. Todo o conhecimento produzido pelo homem é de fato uma riqueza, mas nada se compara ao conhecimento que vem de Deus e a Bíblia é a auto-revelação de Deus para o homem.

Que Deus nos ajude a cada dia estudarmos mais a Bíblia. Que Deus os abençoe!
Pr. Celso Falleiro

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com