domingo, 7 de agosto de 2011

05 de Agosto, dia do presbítero

05 de Agosto, dia do presbítero

O papel dos presbíteros é definido na bíblia. Pela descrição lá registrada, ele deve ser uma pessoa cujas atitudes sejam idôneas e ser muito bem preparado para lidar com questões da vida em geral de forma madura.
Na Igreja Presbiteriana do Brasil há dois tipos de presbíteros. O presbítero docente e o presbítero regente. O docente é o pastor. A qualificação de docente é porque cabe ao pastor o ensino na igreja local. Já o regente são os presbíteros eleitos pela assembléia da igreja local para um mandato de cinco anos. A qualificação de regente é devida ao fato desses presbíteros auxiliarem o pastor na administração da comunidade religiosa.
Para ser um presbítero, o candidato deve ser maior de 18 anos, solteiro ou casado, dizimista, não estar em disciplina eclesiástica e membro da igreja. Após a consagração, o presbítero passa a fazer parte de um Conselho. Pode ser o vice-presidente da igreja ou secretário do Conselho. Em ocasiões especiais pode tornar-se temporariamente em juiz num tribunal eclesiástico. Também pode ser nomeado para representar a igreja no presbitério, no Sínodo e no Supremo Concílio.
Seminarista Márcio Coelho da Silva

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com