domingo, 28 de agosto de 2011

A instituição dos Diáconos

A INSTITUIÇÃO DOS DIÁCONOS

Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os Hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária (At. 6.1).

O Antigo Testamento requeria cuidado pelos pobres e necessitados (Sl. 9.18). Esta solicitude é vista na ação social que acontece em At. 2.44-45; 4.34-37. Aqui em Atos 1 o velho problema da discriminação tinha emergido: As viúvas dos Judeus Gregos (ou de fala Grega) eram consideradas forasteiras pelos Judeus nativos e assim não estavam recebendo sua porção na distribuição de alimentos. Provavelmente derivada em parte da Generosa doação conforme cap. 4.34 a 37.

A comunidade dos discípulos foi convocada pelos Apóstolos para a escolha de diáconos para o serviço social (v. 2).

Quando lemos sobre a Igreja Primitiva, somos informados sobre os milagres, a solidariedade, a generosidade e a comunhão dos cristãos e podemos desejar ter feito parte desta Igreja que não era perfeita, pois, tinha problemas como temos hoje em nossas Igrejas. Aliás, uma Igreja não precisa ser perfeita para levar adiante a causa de Cristo. À medida que a Igreja primitiva crescia, suas necessidades aumentavam. Uma delas era organizar a distribuição de alimentos para os pobres. Os Apóstolos precisavam concentrar-se na pregação; então escolheram Diáconos para administrar o programa alimentar. Cada cristão tinha uma função vital a desempenhar na Igreja (I Co. 12). Se você já ocupa uma posição de liderança e está sobrecarregado, não acumule mais tarefas. Se não é esse o seu caso, é possível que a Igreja esteja precisando de você para melhor desempenho de suas funções. Nunca pense que sua parte é insignificante ou sem importância! Procure exercer com responsabilidade e dedicação a diaconia “serviço” da sua Igreja!

Rev. Oséas Barreto Velasco

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com