sábado, 20 de agosto de 2011

Atribuições dos Oficiais - Diáconos

Atribuições dos Oficiais - Diáconos


A Instituição do diaconato na Igreja está narrada em Atos 6.1-7.
Nessa passagem é que vamos descobrir a natureza do ofício e, portanto, as atribuições do Diácono.

Afora este importante trecho, só encontramos outro em todo o Novo Testamento que projeta mais um pouco de luz sobre a questão das obrigações que cabem aos diáconos e das qualidades que devem possuir aqueles que têm de desempenhá-las. É 1º Tm. 3.8-13.

Finalidade do ofício

O versículo 1 de Atos 6 revela a necessidade deste ofício na Igreja: “Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos Helenistas contra os Hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária”.

Trata-se da distribuição das ofertas que os discípulos traziam e entregavam aos apóstolos em favor do que tivessem necessidade, conforme Atos 4.34-35. Estando os apóstolos absorvidos na pregação do Evangelho e acossados pela perseguição que lhes moviam as autoridades judaicas, era natural que, com o rápido aumento da Igreja, alguma viúva ficasse esquecida naquela distribuição de alimentos.

Os apóstolos não discutiram se a murmuração era justa ou injusta, mas trataram de remediar a situação. A igreja precisava de melhor distribuição de serviços. Pedro distingue o serviço (diaconia) das mesas, que era a distribuição de socorro aos necessitados, do serviço ou ministério (diaconia) da Palavra, que era a pregação e o ensino.

Os eleitos se tornaram diáconos das mesas, ou simplesmente diáconos; ao passo que os apóstolos permaneceram diáconos da Palavra. O uso eclesiástico consagrou aos primeiros o título de diáconos, e aos últimos o de ministros.

Rev. Oséas Barreto Velasco.

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com