sábado, 24 de dezembro de 2011

Natal e comemorações


NATAL E COMEMORAÇÕES

Natal – do Latim Natalis. Dia reservado pelos cristãos para comemorarem o nascimento de Jesus Cristo, nosso Senhor.

Embora não se saiba ao certo o dia do nascimento de Cristo, a data reservada reveste-se de especial significado para todos aqueles que professam Jesus como único Salvador de suas vidas.

É tempo em que a sociedade festeja em família, seja ela grande ou pequena, rica ou pobre, pois encontra motivo para comemorar. As lojas especialmente sedutoras fascinam grandes e pequenos a gastarem até o que não possuem. . Mas, o que se observa é que geralmente não se comemora o Natal dando ênfase ao principal personagem, Jesus Cristo. Ele continua longe de ser personagem central, ou seja, sem o seu espaço nos corações dos homens. Há lugar de sobra para tudo e para todos, menos para o Cordeiro Pascoal, o Emanuel, tal qual naquela noite sublime da história em que José e Maria tiveram que sujeitarem-se a uma estrebaria. Mas a humanidade, quando do nascimento do divino Salvador, apesar das parcas condições do local e das perseguições constantes para capturarem o menino de Belém, estava recebendo o maior presente que pode ser oferecido ao homem pelo seu alto valor, embora só simbolicamente, figurado através dos magos, com ouro, incenso e mirra. Naquela simples manjedoura estava à esperança de uma vida eterna para todos os que crêem, o verdadeiro natal para uma nova vida, ocorrido numa noite esplêndida que despertou os Pastores de Belém. 

Nas nossas comemorações natalinas devemos refletir sobre o fato de que os Pastores de Belém nunca mais foram os mesmos desde que encontraram o menino, sob a proteção dos pais terrenos. Que as comemorações do natal se constituam num bom motivo para aqueles que nos cercam, uma ótima oportunidade para que encontrem o Salvador e que nossa casa seja agradecida por esse feliz encontro e por mudança de vida para sempre. Feliz Natal com Jesus no coração!

Rev. Oséas Barreto Velasco.

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com