domingo, 13 de maio de 2012

Mães que não geraram


Mães que não geraram

Sendo o menino já grande, ela o trouxe à filha de Faraó, da qual passou ele a ser filho. Esta lhe chamou  Moisés e disse: Porque das águas o tirei.” Êxodo 2:10

Quando paramos para comemorar o Dia das Mães, estamos na verdade reconhecendo, dentre outras coisas, o papel delas nos propósitos divinos. A aternidade é uma dádiva de Deus a elas e também o meio pelo qual realiza Seus propósitos eternos e perfeitos.

Foi assim com a filha de faraó que sem gerar foi mãe e através de sua maternidade Deus levantou Moisés, o libertador de Israel. Aquele que fez de um amontoado de parentes escravizados no Egito, uma nação organizada, orgulhosa de sua história, com uma legislação completa e avançada para seu tempo, com uma terra para morar e produzir, com um Deus para servir e cultuar e com um propósito.

Deus tem feito alianças com as mulheres por meio da maternidade sendo elas geradoras ou não. Outros exemplos, só que desta vez de mulheres que geraram, confirmam que Deus as usa para cumprir seus propósitos para salvar e abençoar os Seus. Assim ele fez com Eva, Sara, Rebeca, Ana, Isabel e com Maria. Através de Eva viria aquele que iria esmagar a cabeça da serpente. Em Sara e não em Hagar estava a descendência escolhida e prometida a Abraão. Rebeca sabia, por revelação divina, e fez de tudo para que a benção do primogênito recaísse sobre jacó e não em Esaú. Em Ana, Deus ergueu uma voz profética em Israel, após longos anos de silêncio, num tempo em que cada um fazia o que bem lhe parecia. Com Isabel, Deus levantou o legítimo sumo sacerdote que era João Batista para apontar o Cordeiro que tira o pecado do mundo. E, finalmente em Maria, Deus faz entrar na história da humanidade o Salvador. 

A benção Dele está sobre todas as mulheres. Sobre as que geraram e sobre aquelas que foram mães sem gerar. Em toda a história, quando Deus precisou agir, fez alianças com todas elas. 

Seminarista Márcio Coelho                 

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com