domingo, 8 de novembro de 2009

Projeto de Lei 122/2006. Qual sua posição?

Projeto de Lei 122/2006. Qual sua posição?

Amados irmãos, o Projeto de Lei 122/2006 tem sido muito debatido e está próximo de ser votado no Senado Federal. Mas você sabe do que ele trata? Se sua resposta é sim, parabéns, pois você está bem informado (a) sobre questões de relevância nacional e quem tem aplicação direta em nossas vidas, neste caso, da liberdade dos evangélicos. Se sua resposta é não, tentarei nesta pastoral expor a idéia principal do projeto, mas cabe aos irmãos buscar mais informações sobre o assunto, tendo em vista que o espaço para exposição de idéias é bem pequeno.

O Projeto de Lei 122/2006, conhecido como Projeto de Lei contra a homofobia, trata do comportamento social em relação aos homossexuais a partir da ótica e dos pressupostos homossexuais. O PL 122/2006 foi criado, em tese, para combater a discriminação contra os homossexuais e protegê-los contra as conseqüências danosas do preconceito em relação à sua opção sexual.

O problema é que, na prática, o projeto trata como homofóbicos todas as pessoas que discordam da prática homossexual e regulamenta um padrão de comportamento social em relação aos homossexuais para todas as pessoas que não são homossexuais, e não somente aos, de fato, homofóbicos. Na realidade, o projeto usa o termo homofóbico apenas como uma chamada sensacionalista, um pretexto, atingindo, de fato, qualquer cidadão que pense diferente deles. Vale ressaltar que muitos setores da sociedade brasileira, em particular os evangélicos, discordam da prática homossexual não por “pré-conceito”, por ter uma opinião antecipada sem conhecer os fatos, mas por ter um conceito firmado em relação ao assunto, e neste caso, pautado nas Escrituras Sagradas.

Somado a isto, preocupa-nos no projeto a proposta de criminalização de qualquer ato ou expressão de pensamento que, na “loucura homossexual”, seja entendida como homofóbica. Por exemplo, se um patrão demitir um funcionário homossexual, ou deixar de admitir um candidato homossexual, ele pode ser preso. Se um pastor pregar, à luz da bíblia, que o homossexualismo é pecado, ele pode ser preso.

Procure saber mais sobre o assunto, mas diante deste brevíssimo exposto, qual a sua posição? A minha é CONTRÁRIA À PL 122/06, pois este projeto é uma mordaça à minha liberdade de expressão e uma algema à minha liberdade religiosa. Deus os ilumine!

Pr. Celso Falleiro

3 comentários:

Anônimo disse...

1° Se você achar na bíblia alguma passagem em que o nosso senhor Jesus diz que amor é pecado, por favor me avise.

2° Homossexualismo não é "opção", e aqueles que dizem que estão "curados" são mentirosos que não tiveram força pra aceitar quem são, e cometem o pior pecado de todos, o de não amarem a si mesmos, que dirá amar o próximo então.

3° Há héteros que vivem na luxúria, assim como homossexuais também, mas não são todos, muitas das relações tanto hétero como homossexuais tem amor como base, e isso é o que Jesus nos pede.

4° Se o nosso senhor nunca condenou um homossexual, quem somos nós pra fazermos isso?

5° Essa lei pune aqueles que "discriminam", ou seja, humilham, agridem ou cometem atos incitando a violência, então porque teme-la? Os senhores poderão condinuar dizendo que é pecado, e quem quizer acreditar acredite, mas não há passagem na Bíblia que diz que amor é pecado, mas sim luxúria, e há muitos casais homossexuais que renunciam tais atos pecaminosos.

Por fim, tenho certeza que como os senhores não tem respostas a altura deste comentário, não irão postá-lo no blog, mas quero que saiba, que quem prega o ódio, terá a vida eterna baseada nele, e nunca serão felizes nem estarão ao lado de Deus, vocês saberão a verdade um dia, e se arrependerão de não terem amado o ser humano como nosso Senhor Jesus Cristo amou.

Daiane Serafin.
Igreja Presbiteriana de São Paulo.
Heterossexual casada, mãe de 2 filhos e muito feliz por amar o ser humano, a mais nobre criação de nosso Deus.

Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará disse...

Prezada Daiane

Veja a resposta ao seu comentário em

http://ipcentralcamara.blogspot.com/2009/12/resposta-ao-comentario-sobre-pl-12206.html

Daiane Serafin disse...

Agradeço o espaço para diálogo e debate aberto, poucos são os locais dispostos a aceitar este tipo de conversa.

Realmente foi muito esclarecedor, e já havia lido sim o PL 122/2006, compreendo as posições e digo que ao que tudo indica as modificações no projeto ainda deixarão mais claro em relação a punição referente aqueles que incitam o ódio e não somente ao dizer que seja pecado. Resta aguardar a resolução do senado.

Mais uma vez agradeço o espaço aberto ao diálogo e digo que participo de alguns encontros nas Igrejas Presbiterianas:
Independente de São Paulo
Unida de São Paulo
De Higienópolis
De Pinheiros
...

Por isso minha colocação "de São Paulo" pois compareço em diferentes Igrejas para observar melhor diferentes posições e com isso obter um conhecimento mais "seguro".

Obrigada.

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com