domingo, 20 de fevereiro de 2011

As Parábolas


As Parábolas

Só podemos entender as coisas a partir da nossa própria perspectiva. Por isso, Jesus fala por meio de parábolas.

“E sem parábolas não lhes falava; tudo, porém, explicava em particular aos seus próprios discípulos” (Mc 4.34).

Jesus compreendia a forma de pensar das pessoas. Ele foi um dos maiores professores da história porque sabia que cada pessoa só pode compreender as coisas a partir da sua perspectiva pessoal. Por isso, Ele ensina por meio de parábolas.

A parábola é uma história que nos ajuda a compreender a realidade. Podemos extrair dela as verdades que fomos capazes de entender e aplicá-las em nossas vidas. À medida que crescemos e evoluímos , podemos rever as parábolas para descobrir novos significados que nos guiem em nossos caminhos. As parábolas não alteram os fatos da nossa vida, elas nos ajudam a olhá-los de outra maneira. Era o que Jesus pretendia com as parábolas.

Na parábola do grão de mostarda, por exemplo, Jesus explicava que, embora o cristianismo houvesse tido um início muito discreto, cresceria e se tornaria uma religião mundial.

Quando nos sentimos sozinhos para defender a nossa fé, procuremos entender que Deus está construindo um reino mundial. Ele tem fiéis seguidores em todas as partes da Terra, e nossa fé, por menor que seja, poderá unir-se à de nossos irmãos para realizar grandes coisas no seu reino.

A parábola do grão de mostarda (Mc 4.30-32) mostra o contraste dramático entre o reino insignificante agora, e o seu futuro glorioso. Refere-se ao refúgio providenciado no reino para todos os povos da terra (Mt 24.31).

Jesus não falou por meio de parábolas para confundir as pessoas, mas para desafiá-las a descobrir o significado das palavras que ele proferia. Aqueles que o ouviam com atenção sabiam o que Ele estava falando.

Rev. Oséas Barreto Velasco.

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com