domingo, 20 de março de 2011

Existe Igreja verde?


Existe Igreja verde?

Sim. Existe Igreja verde. Não me refiro à cor das paredes ou do mobiliário. Não me refiro à nenhuma programação ou vestimenta especial da cor verde. Falo de um movimento evangélico preocupado com a natureza. E o verde é símbolo da luta em defesa do nosso planeta que é a nossa casa maior.

Esse movimento está baseado em Gen. 1:28. Querem que as Igrejas locais tenham uma consciência ecológica a partir deste texto. Chamam a nossa atenção, porque nós deveríamos ser os primeiros a defender o nosso planeta contra a ação desastrosa do homem. Então, o planeta é problema nosso. Não é só problema dos ambientalistas não-crentes. É um problema que deve ser abraçado pela Igreja de Cristo.

Deus criou todas as coisas, colocou o homem em um jardim. Pediu para que cuidasse dele. Deus pediu que o homem cuidasse do que ele criou. É uma missão dada por Deus e deveremos obedecê-la. Nós herdaremos a Terra. Cristo restaurará o nosso planeta que hoje está sujeito à ganância desenfreada dos homens. Não é a toa que o Apóstolo Paulo afirma que a criação geme. Ele está morrendo.

Por isso, a Igreja de Cristo deve trabalhar para que haja uma convivência harmoniosa entre nós e a natureza. Não é culto à natureza. É zelo pelo que Deus criou. Então, não devemos lavar a calçada com borracha e nem deixar a torneira aberta enquanto escovamos os dentes. Isso é uma agressão a um bem comum que é a água. Para limpar a calçada uma vassoura muitas das vezes basta. Jogar lixo nos córregos é outro flagrante de desrespeito à Deus e à sociedade. É um mau testemunho por parte do crente que faz estas e outras coisas. É falta de cidadania e um mau exemplo para as nossas crianças.

Você faz parte de uma Igreja verde?

Seminarista Márcio Coelho da Silva
Publicado no boletim do Ponto de Pregação em Campo Grande.

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com