domingo, 13 de março de 2011

O Mundo Cheio de Guerra Como Viver Nele?

O Mundo Cheio de Guerra Como Viver Nele?... (Tiago 4.1-17)

As guerras são uma realidade da vida a despeito dos acordos de paz das nações. Não há apenas guerra entre as nações, mas também entre as denominações dentro das famílias e dentro dos nossos corações, a epistoça de Tiago diz que o nosso verdadeiro problema não está fora de nós, mas dentro de nós(Tg 4.1; Mt 15.19,20).

A guerra chamada dos Peloponesos que durou 27anos, destruiu a Grécia no estágio mais alto da grande civilização que ela havia criado como resultado da idade do ouro de Atenas. Roma, apesar de ter transformado a guerra em um meio de vida, fora vencida e destruída pelos Bárbaros. Na Idade Média, a Europa foi arrasada pelos horrores da guerra dos trinta anos terminada em 1648, deixando a marca considerada a mais horrenda na História do Ocidente antes do século XX.

Na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) aproximadamente 30 milhões de pessoas pereceram. Depois de 20 anos outra guerra ocorre, pelos mesmos participantes ,e certamente, pelas mesmas causas. A Segunda Guerra Mundial(1939-1945)resultou na perda de mais ou menos 60 milhões de vítimas fatais. Vivenciamos A Guerra Fria entre o consumismo e o capitalismo. Assistimos o massacre contra os cristãos pelas mãos do comunismo entre os anos de 1917 à 1985; As sangrentas Guerras Tribais na África; batalha na Irlanda; massacre no Ocidente Médio. Essas guerras são uma projeção da guerra instalada em nosso coração. Carregamos uma guerra dentro de nós que só pode ser aniquilada pelo princípio da paz. Desejamos o nosso prazer e bem estar a custa dos outos(Tg 4.2). em vez de lutar, Tiago diz que devemos orar( Tg 4.2,3). Só com a oração em obediência ao supremo general é que venceremos, sem guerrearmos, todas as batalhas. Não por força nem violência mas pelo Espírito que em nós habita. Precisamos orar sem cessar!

Rev. Oséas Barreto Velasco

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com