domingo, 10 de abril de 2011

Doutrina da Igreja Presbiteriana do Brasil - Parte 2

DOUTRINA DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL

As 5 doutrinas distintivamente Presbiterianas:

1. A sabedoria de Deus
Esta é a pedra fundamental da fé Presbiteriana. A doutrina que se dá o maior respeito. A doutrina da soberania divina mostra que Deus é o Senhor de tudo. Governa tudo. Tudo saiu das suas mãos criadoras. Tudo é de Deus. E Ele reina sobre tudo. Tudo está sob o seu controle. Nada o surpreende. Nada o limita, nada o detém, nada se lhe antecipa, tudo acontece na hora própria. Deus é soberano na criação, na providência e na salvação (At. 4.24; I Tm. 6.15; AP. 1.5).

2. A predestinação
É uma doutrina que decorre da anterior. São gêmeas. Como soberano e todo poderoso, Deus é Onisciente, Onipotente, Onipresente. Esses três atributos lhe permitem decretar e conhecer o que acontece. Para Deus não há presente, passado e nem futuro, mas tudo é um eterno presente. Esta é a doutrina que nos ensina que Deus nos escolheu para salvação antes da fundação do mundo e que Deus tem um povo eleito e só serão salvos os eleitos (expiação limitada) (Ef. 1.4,5,11; Rm. 8.29-30,33; MT. 24.22, 24, 31).

3. A Salvação pela graça
Cremos que a salvação é iniciativa de Deus, não do homem (Não são as obras dos homens quem os salvam. Eleição incondicional), mas são salvos para as boas obras (Ef. 2.8-10), salvação é dom imerecido – é dádiva de Deus (Rm. 6.23). Salvação não depende do homem, mas de Deus, porque é obra exclusiva de Deus. Ao homem compete aceitar, receber a salvação de Deus quando ouve o chamado pela palavra de Deus. Salvação inicia em Deus e termina em Deus. Estou plenamente certo de que aquele que começou a boa obra em vós há de completá-la até ao dia de Cristo Jesus (Ef. 1.6).

4. A perseverança dos Santos
Esta é uma doutrina muito cara ao presbiterianismo. Não é aceita por todos os grupos evangélicos. A base da doutrina está na convicção de que Deus não muda. A criatura por Ele salva, não pode, depois, ser condenada. Também está intimamente ligada à obra redentora de Cristo. Uma vez redimido o homem, ainda que continue a errar, está redimido para sempre. Quem diz que a redenção é definitiva é o Senhor Jesus (Jo 6.37, 10; 28-29)

5. O governo representativo
A IPB adota governo representativo, por entender que o governo representativo é de origem divina instituída por Deus, reinstalando na Igreja Cristã primitiva (At. 20.17-35, I Tm. 3.2-7) e redescoberto por João Calvino. O governo é exercido por Presbíteros (docentes e regentes) (Gm. 3.18; Nm. 11.16-17). Toda autoridade na IPB é conferida pela livre manifestação da vontade dos fiéis, mediante voto.

Rev. Oséas Barreto Velasco

40 comentários:

Unknown disse...

Reverendo, tem uma coisa que eu não entendo. E que entra em conflito na minha mente. A parte que fala da perseverança dos santos.(...)"Uma vez redimido o homem, ainda que continue a errar, está redimido para sempre." ei que Deus é imutável e não falha. Mas, na Bíblia fala que só alcançará a salvação aquele que se arrepender dos seus pecados e deixa-los (ou seja, este alcançará a misericórdia de Deus), veja: "se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra"(2 Crônicas 7:14). é preciso haver uma entrega então por parte do individuo. E há outra passagem que diz sobre ser salvo pela obediência a Deus (Deuteronômio 30:15-16 e Romanos 13:1-2), sendo assim, acredito que a pessoa que voltou a errar se não se voltar a Deus, não pode ser salva, pois foi ela que mudou o seu caminho e não Deus. Deus dá o livre arbítrio (Is. 66.3). Cabe a nos seres humanos escolhermos, o bem ou o mal.

Forte Abraço.
Aguardo resposta!
Mirian Moraes
e-mail: mirianmoraessousa@gmail.com

Anônimo disse...

ai tbm achei essa citação meio confusa, então quer dizer que os irmão que já são salvos podem, matar, roubar e estuprar que mesmo assim estarão salvos? não isso e um absurdo com todo respeito, não quer dizer que já somos salvos e sim que devemos servir ao senhor até o ultimo dia, pois sera na vinda dele que seremos salvos. aqui neste mundo estamos sujeitos a tudo!!

Anônimo disse...

Reverendo não encontrei na bíblia as passagens (Jo 6.37, 10; 28-29).
meu E-mail é sandowe@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Predestinado a salvação também o é para a santificação. Rom 8.30

Anônimo disse...

Nossa que absurdo!Eles precisão buscar a interpretação de Deus.Predestinação é desculpa para pecar!

Anônimo disse...


Então, com essa definição em mente, pode um cristão perder a salvação? Talvez o melhor jeito de responder a essa pergunta tão crucial seja examinar o que a Bíblia diz que acontece no momento da salvação e estudar o que perder a salvação significaria. Aqui são alguns exemplos:
Um cristão é uma nova criação . “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; {criatura; ou criação} as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5:17). Esse versículo está falando de uma pessoa se tornando uma criatura completamente nova como resultado de estar “em Cristo”. Para um cristão perder salvação, a nova criação teria que ser cancelada e revertida.
Um cristão é redimido. “sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula” (1 Pedro 1:18-19). A palavra “redimido” (resgatado) se refere a uma compra sendo feita, um preço sendo pago. Para um cristão perder a salvação, Deus mesmo teria que revocar a Sua compra pela qual pagou com o precioso sangue de Cristo.
Um cristão é justificado. “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5:1). “Justificar” significa “declarar justo”. Todo aquele que recebe a Jesus como Salvador é “declarado justo” por Deus. Para um cristão perder salvação, Deus teria que voltar com a Sua palavra e “des-declarar” o que tinha previamente declarado.
Um cristão tem a promessa da vida eterna. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). A vida eterna é uma promessa de eternidade (para sempre) com Deus no Céu. Deus promete: “acredite e você terá vida eterna”. Para um cristão perder salvação, a vida eterna teria que ser retirada. Se um cristão tem a promessa de que viverá para sempre, como então Deus pode quebrar essa promessa e retirar a vida eterna?
Um cristão tem a garantia da glorificação. “E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou” (Romanos 8:30). Como aprendemos em Romanos 5:1, a justificação é declarada no momento de fé. De acordo com Romanos 8:30, a glorificação é garantida a todos que Deus justifica. Esse termo se refere a um cristão recebendo um corpo de ressurreição perfeito no Céu. Se um cristão puder perder a salvação, então Romanos 8:30 está errado porque Deus não pode garantir a glorificação para todo aquele que Ele predestinou, chamou e justificou.

leuza disse...

Pastor,tenho muito conflito em minha mente a respeito, se a biblia sagrada e unica regra de fe e pratica em nossas vida, porque entao nao comprimos os 10 mandamentos. Se deixarmos de cumprir 1 ja adulteramos todos, A minha pergunta e porque nao temos o sábado para culturar e louvar a Deus e para nosso descanso, como manda a lei de Deus?...

Anônimo disse...

Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.

Hebreus 10:38

Walter Sasse disse...

Obrigado pelo esclarecimento, Rev. Oséas Barreto Velasco

Anônimo disse...

Deus não põe uma plaquinha em quem é de fato salvo. Se alguem segue uma religião e continua a praticar crimes, com certeza é so da boca para fora, e isso Deus vê. Acho que o pastor se refere aos pecadilhos inevitáveis que, ninguem pode evitar por completo. A intenção de servir a Deus permenece, apesar de sermos imperfeitos.

Unknown disse...

A salvação é pra todo o que crê, a bíblia diz que Deus não faz acepção de pessoas (escolha/diferença)! Jesus disse que todo o que cresse e fosse batizado seria salvo... o batismo sempre foi realizado por imersão e não aspersão, o próprio Jesus foi batizado no rio jordão, e "ao sair da água" veio sobre ele o Espírito-Santo... notem que Jesus "saiu" da água, então ele mergulhou! O eunuco batizado por Filipe disse "aqui tem água, o que me impede de ser batizado? " foi batizaro no rio... Deus amou o "mundo" de tal maneira que nos deu seu filho a morrer por nós! A bíblia não diz que ele amou predestinados, mas amou o "mundo", " todos"! Todos nós devemos ir a Deus com coração sincero e arrependido... predestinação ê mentira do diabo pra que muitos desistem da salvação, pra que muitos não alcancem essa graça! CUIDADO! !!

raoni emilio disse...

"Eu lhes dou a vida eterna;jamais perecerão, e ninguem as arrebatará da minha mao". João 10—28. O salvo pode ate se desviar mais vao ter um determinado momente de sua vida que se arrependera pedira perdao e voltara para os caminhos doS Senhor.

Unknown disse...

Caro rev., tenho uma questao, se todos sao predestinados a salvaçāo ou perdiçāo, de que vale a conduta do individuo? De vale a propria igreja? Bastaria seguirmos nossos sentimentos imediatos. A conversao e o arrependimento tambem perdem importancia.

Unknown disse...

Posso até parecer "ignorante" com minha colocação, mas se seguirmos a Predestinação, o evangelismo e as missões transcultural se tornam em vão.
Pensamos nos milhares de missionários "doando" suas vidas para levar a Palavra de Deus a um povo que NÃO está "predestinado" a salvação. Dessa forma seria em vão esse tão lindo trabalho de missões, orientando pelo próprio Senhor Jesus em Marcos 16:16 ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura quem crê e for batizado será salvo.
Deus predestinou a queda de Adão e Eva ??? Acredito que não, foi mal uso do direito de escolha - livre arbítrio.
A doutrina da Predestinação abre precedentes para outros conflitos com a Palavra de Deus.
Para seguir a predestinação teremos que desconsiderar algumas palavras nos ensinamentos do Senhor Jesus.
Prefiro crer no Direito de Escolhas, pois DEUS criou Seres Humanos racionais e não robôs.

Unknown disse...

não sou nenhuma filosofa e nem tenho teologia...mas se pensarmos um pouquinho...logo entenderemos que...se cremos que Deus é uni ciente, uni potente e uni presente...logo concluimos que Ele de tudo sabe...inclusive de quem será salvo, ou quem ira para o inferno...ou seja ele ja sabe quantos será salvo...ele já sabia desde antes de vc nascer...isso não seria uma predestinação...e logo tb concluimos q Ele tb já sabia q eva e adão pecariam...sendo diferente, Ele não seria uni presente, uni ciente...

Arce disse...

Verdade !!!

Unknown disse...

A salvação temos que buscar diariamente... Em 1 João 3:3-9 Diz que:

3 E todo aquele que tem essa esperança em Cristo purifica-se a si mesmo, assim como Cristo é puro. 
4 Quem peca é culpado de quebrar a lei de Deus, porque o pecado é a quebra da lei.
 5 Vocês já sabem que Cristo veio para tirar os pecados e que ele não tem nenhum pecado.
6 Assim, quem vive unido com Cristo não continua pecando. Porém quem continua pecando nunca o viu e nunca o conheceu.
7 Meus filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aquele que faz o que é correto é correto, assim como Cristo é correto.
 8 Quem continua pecando pertence ao Diabo porque o Diabo peca desde a criação do mundo. E o Filho de Deus veio para isto: para destruir o que o Diabo tem feito.
 9 Quem é filho de Deus não continua pecando, porque a vida que Deus dá permanece nessa pessoa. E ela não pode continuar pecando, porque Deus é o seu Pai.

Unknown disse...

A salvação devemos buscar diariamente, vivendo em santidade, para Deus não existe pecadinho ou pecadão, tudo é PECADO.
Em 1 João 3:3-9 fica claro...

3 E todo aquele que tem essa esperança em Cristo purifica-se a si mesmo, assim como Cristo é puro. 
4 Quem peca é culpado de quebrar a lei de Deus, porque o pecado é a quebra da lei. 
5 Vocês já sabem que Cristo veio para tirar os pecados e que ele não tem nenhum pecado.
6 Assim, quem vive unido com Cristo não continua pecando. Porém quem continua pecando nunca o viu e nunca o conheceu.
7 Meus filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aquele que faz o que é correto é correto, assim como Cristo é correto.
8 Quem continua pecando pertence ao Diabo porque o Diabo peca desde a criação do mundo. E o Filho de Deus veio para isto: para destruir o que o Diabo tem feito.
9 Quem é filho de Deus não continua pecando, porque a vida que Deus dá permanece nessa pessoa. E ela não pode continuar pecando, porque Deus é o seu Pai.

Rhode Murback Bravo disse...

Muito Obrigada por resumir as Doutrinas da Igreja Presbiteriana do Brasil,compiladas por Calvino a partir das Escrituras .

José Rubens Medeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Rubens Medeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Rubens Medeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Rubens Medeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Rubens Medeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Rubens Medeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Rubens Medeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Rubens Medeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Rubens Medeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Rubens Medeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Rubens Medeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Rubens Medeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Rubens Medeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Rubens Medeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Rubens Medeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Rubens Medeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Rubens Medeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Rubens Medeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Se uma pessoa é salva, ela dificilmente matará alguem ou cometerá algum crime, pois, se é salva é por que crê em Deus, nos seus mandamentos e o obedece. Se por acaso tal pesssoa cometer algum crime/pecar,se arrependerá, pois uma pessoa que é salva, têm o espirito santo que é o nosso conselhero. Uma vez que se arrependeu verdadeiramente recebeu perdão. O que pode acontecer é que depois de tal pecado possa perder a alegria da salvação! Como aconteceu a Davi, que depois de ter ido contra um mandamento do senhor, sabia que ainda era salvo, porém não sentia mais a alegria da salvação.

Unknown disse...

A bíblia fala de predestinação e fala de salvação através do ide e pregai a toda criatura,predestinaçao soberania de deus.ide e pregai responsabilidade nossa.se tem as duas partes na bíblia as duas são corretas e ponto final acabou a dúvida?

Unknown disse...

Irmã você crê que a pessoa que que se arrepende e deixa seus pecados será salva.
Te faço uma pergunta.
Qual ser humano até hoje na história da humanidade conseguiu deixar de pecar?

Resposta: Somente Jesus, mais nem um outro. Por isso somos salvos pela justiça dEle e não da nossa.

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com