sábado, 22 de outubro de 2011

Igreja: lugar da presença de Cristo como pessoa


Igreja: lugar da presença de Cristo como pessoa

Sem dúvida, a presença mais importante na reunião de Jesus com seus seguidores era a dEle mesmo. Ele era o centro, o motivador daquele encontro. Sem Jesus, o encontro não teria sentido nem significado. 

A existência e a essência da Igreja se prendem à presença viva de Cristo: esta é a maior necessidade. Se esta presença não for real, verdadeira, não há Igreja.

Em muitas comunidades, hoje, podemos constatar fortes influências de ideologias, filosofias, modelos comportamentais e atitudes que atuam na sociedade. Por exemplo, existem Igrejas cuja perspectiva doutrinária pressupõe a influência marcante de Augusto Conte, o pai positivista. Estas Igrejas têm o mesmo lema da bandeira brasileira: “Ordem e Progresso”. Existem pregadores cujos sermões revelam claramente qual foi o último livro e autor que por ele foi lido. Claro que pregar em cima da proposta de um autor ou livro nem sempre é negativo; entretanto, pode tornar-se negativo à medida que anulamos a presença do Espírito Santo que ensina todas as coisas (Jo 14.26), e que, mesmo sem desejar, passamos conteúdos alheios à proposta evangélica de Jesus Cristo, sufocando assim, a sua presença.

A Bíblia nos ensina que a Igreja só é realmente igreja quando a presença de Jesus, o bom pastor, permeia a vida de todos os seus membros. A existência dela só se define com toda a sua pujança quando Cristo é o cabeça!

Rev. Oséas Barreto Velasco

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com