domingo, 16 de outubro de 2011

A Igreja serve ao homem quando se torna o instrumento para a sua conversão


A IGREJA SERVE AO HOMEM QUANDO SE  TORNA O INSTRUMENTO PARA A SUA CONVERSÃO

“Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei; porque o Senhor Deus é a minha força e o cântico, Ele se tornou a minha salvação” (Is. 12.2).

A igreja serve ao homem, quando o leva à experiência da redenção, da conversão; quando infunde nEle aspirações elevadas e lhe torna claro o sentido dos valores que permanecem.

Quando fazemos um estudo do homem, à luz da Palavra de Deus, podemos, primeiramente, vê-lo em seu estado de grandeza e exaltação, dotado de natureza extraordinária, como também podemos contemplá-lo em sua condição de criatura decaída, despojada e completamente arruinada pelo pecado.

Que ele é uma criação especial de Deus, não há a menor sombra de dúvida. Basta uma volta ao primeiro livro da Bíblia e um estudo, ainda que superficial, do primeiro capítulo desse grandioso livro, para chegar-se à essa conclusão. Ponderemos um pouco sobre o seguinte:


  1. Embora tenha sido a última criação de Deus, na ordem cronológica, de acordo com o registro sagrado, em termos de importância e valor, ele é considerado a obra-prima do todo-poderoso. Depois de criar os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, Deus coroou toda a sua obra, criando o homem;
  2. Além disso, o Senhor o dotou de grandes recursos ordenando-lhe que exercesse todo o domínio sobre a terra e sobre todos os animais. Gn. 1.28. No Salmo 8, depois de exaltar a magnificência do altíssimo Deus, o salmista apresenta o homem como dominador da natureza.
  3. Mas a verdadeira grandeza do homem é revelada, especialmente, na maneira pela qual o Senhor criou. Na criação dos céus e da terra, bem como do mundo vegetal e animal, os termos empregados por Deus, segundo a narrativa de Gênesis, foram: “Haja”, “produza”, “apareça”, etc. 
Em referência à criação do homem, suas palavras foram bem diferentes: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...” (Gn. 1.26). Mas que esse homem criado por Deus, com todos os privilégios e prerrogativas, caiu em pecado, arruinando a sua própria vida e a de todos os seus descendentes, é outra verdade que está claramente demonstrada nas páginas do Livro Divino.

Todavia, é para esse homem que a Igreja deve ter seus olhos voltados. A Igreja que ama e serve a Deus, não pode deixar de amar e servir também ao homem.

De que maneira a Igreja pode servir ao homem? Que deve fazer para alcançar esse grande objetivo?

A Igreja serve ao homem quando:


  1. Leva-lhe o evangelho da redenção
  2. Se torna o instrumento para a sua conversão
  3. Infunde nele aspirações mais elevadas
  4. O leva a compreender o sentido dos valores que permanecem.

Rev. Oséas Barreto Velasco

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com