domingo, 23 de outubro de 2011


Sinais de Vitalidade na Plantação de Igrejas (2ª parte)

Na Igreja Presbiteriana do Brasil, uma igreja é formalmente estabelecida quando alguns fundamentos se solidificam. “Uma comunidade de cristãos poderá ser organizada em igreja, somente quando oferecer garantias de estabilidade, não só quanto ao número de crentes professos, mas também quanto aos recursos pecuniários indispensáveis à manutenção regular de seus encargos, inclusive as causas gerais, e disponha de pessoas aptas para os cargos eletivos” Portanto, uma comunidade será declarada “igreja” quando conseguir se firmar nestes princípios constitucionais: (a)- Estabilidade no número de membros; (b) - Condições financeiras; (c)- Liderança.

Alguns elementos de vitalidade podem ser considerados:
1- O grupo experimenta alegria na comunhão? Muitos grupos se tornaram adoecidos enquanto “comunidade”. Sofreram processos de acusações, rupturas, amarguras e possuem lutas internas mal resolvidas;
2- O grupo olha para fora de si mesmo ou gasta toda sua energia na tentativa de resolver seus conflitos internos? Outro sinal evidente da falta de vida em uma igreja é a dificuldade que encontra para olhar além de si mesma;

Conclusão:
Igrejas não necessariamente deveriam ser organizadas porque não possuem recursos, mas porque possuem vitalidade. Os elementos acima descritos, naturalmente, atrairão recursos, mas não deveríamos temer a possibilidade de organizar uma igreja local, quando for possível perceber estes sinais em comunidades simples em regiões pobres. Estes sinais que são eventualmente tão subjetivos, podem ser mais eficazes que os sinais objetivos que foram analisados no início.
Talvez o crescimento não venha da forma como esperávamos, nem a organização pode ser realizada dentro do plano originalmente estabelecido, mas se estes sinais estão presentes, naturalmente podemos discernir algo do mover de Deus, e nos alegrar com esta manifestação da bondade de Deus no meio de seu povo.

Sem. Márcio Coelho
( Adaptado do Rev Samuel Vieira)

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com