domingo, 30 de outubro de 2011

O que foi a Reforma Protestante?


O que foi a Reforma Protestante?

Movimento religioso ocorrido na Alemanha no dia 31 de outubro do ano de 1517 que provocou a divisão da cristandade ocidental, dando origem às atuais igrejas evangélicas.

Foram vários os motivos que levaram um monge agostiniano chamado Martinho Lutero a querer reformas na Igreja Católica. Eis algumas: 

1-Corrupção e imoralidade na liderança da igreja;
2-Venda de indulgências;
3-Exploração da fé através das relíquias ditas sagradas.

Contra esses abusos da instituição Igreja Católica, Martinho Lutero, no dia 31 de outubro de 1517, afixou as suas 95 teses na porta da catedral de Wittemberg para conclamar a igreja de então a fazer uma profunda reflexão em suas crenças, pregações e práticas. Entretanto, Lutero não foi bem visto pela liderança da igreja que o obrigou a negar suas idéias tidas como revolucionárias por eles.  Porém, Lutero não cedeu às pressões e, por isso, foi excomungado da Igreja Católica pelo Papa. 

Diante de tudo isso, Lutero se viu forçado a liderar um movimento de ruptura no interior da Igreja Católica conhecido até hoje como reforma Protestante. É bom lembrar que de primeiro Lutero quis apenas reformar a igreja, mas as circunstâncias o fizeram líder de uma nova igreja. Ele também é conhecido como um dos reformadores do século XVI ao lado de outros como João Calvino, Guilherme Farel e John Knox. 

Da liderança desses homens surgiram três correntes de igrejas protestantes que são as igrejas luteranas, calvinistas e anglicanas. Nós presbiterianos nos encaixamos entre as igrejas de linha calvinista. Ou seja, incorporamos em nossos valores muitas idéias defendidas por João Calvino. Por isso, dizemos que somos uma igreja reformada que precisa sempre se reformar.

As igrejas evangélicas também são conhecidas pelo nome de “igrejas protestantes” que é uma referência ao movimento que as originou. 

Seminarista Márcio Coelho da Silva

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com