domingo, 13 de novembro de 2011

Desobediência Civil


Desobediência Civil

“Então Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes importa obedecer a Deus do que aos homens” (At. 5.29).

Durante todo período da história bíblica houve indivíduos e grupos que se insurgiram contra a autoridade estabelecida. Alguns tinham motivos pessoais, egoístas. Mas outros o fizeram em nome de Deus. Muitos deles ficaram firmes na posição assumida e alcançaram o objetivo desejado. Outros foram mortos por causa de suas convicções. Moisés foi um dos que exercitaram a desobediência civil em nome de Deus (Ex. 3.10). Outro que fez isso foi Jeremias, que chegou a ser chicoteado e encarcerado por causa da mensagem que pregava (Jr. 2-.1.2). Também Daniel, desobedecendo a uma ordem emanada da autoridade, prosseguiu fazendo sua oração da forma habitual (Dn. 6.6).

Quando o povo de Israel foi dominado pelos Gregos e em seguida pelos Romanos, houve diversas insurreições que resultaram em muito derramamento de sangue, e provocaram sérias controvérsias entre o povo. Os Macabeus encabeçaram uma revolta de três mil Judeus contra o poderoso exército sírio, por causa de conflitos a respeito de práticas religiosas, da qual eles saíram vencedores.

Durante os séculos de história do povo de Israel, ocorreram muitos atos de desobediência civil. Sendo um povo tantas vezes oprimido, e tendo uma religião tão “diferente”, era de se esperar que vez por outra alguns grupos de fiéis se sentissem inclinados a rebelar-se contra o governo. E foi nesse particular que os fariseus certa vez resolveram tentar “surpreender” Jesus, e para isso mandaram alguns Herodianos – simpatizantes de Herodes - Interrogá-lo (Mt. 22.15-22). Mas Cristo não se deixou envolver em sua armadilha, e respondeu-lhes que dessem a César o que por direito já lhe pertencia. E Paulo confirma esse ensino de Jesus de que a regra geral é sempre obedecer ao governo estabelecido (Rm. 16.1-7). Todavia a declaração de Pedro ao Concílio Judaico a respeito do mesmo assunto revela que, nos casos em que a lei estiver em oposição à fé, temos que obedecer a Deus (At. 5.29).

Rev. Oséas Barreto Velasco.

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com