sábado, 9 de julho de 2011

Dia do Diácono

Dia do Diácono

No dia 09 de julho, a Igreja Presbiteriana do Brasil comemora o Dia do Diácono. O diácono é um cargo muito antigo, pois foi criado quando a Igreja de Cristo ainda dava os seus primeiros passos (Atos 6).

Por isso dizemos que o diaconato é um cargo bíblico e, por isso mesmo, as Igreja Presbiterianas locais elegem dentre seus membros, pessoas para o ofício do diaconato. Segundo a Palavra de Deus em Atos 6, o candidato ao diaconato deve ser homem, de boa reputação, cheio do Espírito Santo e de sabedoria. Para a Igreja Presbiteriana ainda há outros requisitos como ser maior de 18 anos, membro batizado, ter realizado a pública profissão de fé e membro fiel nas contribuições do Dízimo caso trabalhe.

O diácono ajuda o pastor e os presbíteros na administração da igreja. Porém, ele não faz parte do Conselho. Ele é o responsável por manter a boa ordem no culto público e acudir os necessitados. Há uma promessa na bíblia para quem exerce o diaconato de maneira digna. Diz que quem desempenha bem o diaconato alcança para si justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus.

Nosso Ponto de pregação ainda não é formalmente uma Congregação e muito menos uma Igreja. Entretanto, devemos ensinar os nossos adolescentes do sexo masculino e aos irmãos da classe do batismo que a eles foi dada pela bíblia uma missão muito nobre. Só eles podem ser os futuros ocupantes dos cargos de diácono, de presbítero ou de pastor presbiteriano.

No entanto, esse privilégio deve ser encarado por eles como uma grande responsabilidade. Os homens presbiterianos devem se preparar desde já para ocupar o seu espaço na Igreja do Senhor.

Seminarista Márcio Coelho da Silva
Públicado no boletim do Ponto de Pregação em Campo Grande (Bairro São João)

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com