domingo, 31 de julho de 2011

Os Presbíteros na Igreja

OS PRESBÍTEROS NA IGREJA
(continuação)

Sua atuação na igreja local: Dois passos Bíblicos falam particularmente do modo por que os Presbíteros devem desempenhar suas funções locais, isto é na Igreja que os elegeu. Em Atos 20.28-35, Paulo se dirige aos Presbíteros da Igreja de Éfeso, em discurso de despedida proferido em Milete. A súmula de suas recomendações está no versículo 28: “Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu Bispos, para pastorardes a Igreja de Deus, a qual Ele comprou com seu próprio sangue”.

Pedro escreveu aos Presbíteros existentes nas Igrejas da dispersão: “Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangidos, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade, nem como dominadores dos que vos foram confiados; antes vos tornando modelos do rebanho (I Pe. 5.2-3).

Aos Presbíteros, pois, competem o governo e vigilância do rebanho que lhes está confiado pelo próprio Deus, como ovelhas a pastores. Deve cuidar de que o rebanho seja nutrido da sã doutrina e siga o caminho do bom procedimento, de que eles mesmos, os Presbíteros, devem constituir modelos dignos de imitação. Desprendidos de toda a avareza, devem os Presbíteros exercer sua autoridade espiritual sem impor domínio algum, mas pela influência salutar do seu bom exemplo de pureza na doutrina e na prática, no zelo e na consagração.

Rev. Oséas Barreto Velasco

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com