domingo, 18 de setembro de 2011

Igreja: Deus insere seu povo em uma nova comunidade


Igreja: Deus insere seu povo em uma nova comunidade

“Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce  para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito”. (Ef. 2.19-22).

A Igreja existe em Cristo e, por isso, ela é uma realidade distintiva do Novo Testamento. Ao mesmo tempo, a Igreja é uma continuidade de Israel, a semente de Abraão e o povo da aliança de Deus. A nova aliança sob a qual a Igreja vive (I Co. 11.25; Hb. 8.7-13) É uma nova forma do relacionamento em que Deus diz à sua comunidade escolhida: “Eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo” (Jr. 7.23; 31.33).

Às vezes, o Templo de uma Igreja é chamado de casa de Deus. Na verdade, a casa de Deus não é a construção, mas sim as pessoas. Ele vive em nós e é por nosso intermédio que Ele se apresenta aos olhos do mundo. As pessoas poderão entender que Deus é amor e que Cristo é Senhor se vivermos em harmonia com os demais e de acordo com o que Ele diz em sua palavra. Somos cidadãos do Reino de Deus e membros de sua família. 

Estar edificada sobre os fundamentos dos Apóstolos e Profetas significa que a Igreja não foi edificada sobre idéias modernas, e sim sobre a herança espiritual que recebemos dos primeiros profetas e Apóstolos da Igreja Cristã.

O Novo testamento ensina que a Igreja é o cumprimento das esperanças e disposições do Antigo testamento, realizado por Cristo. A igreja é a família e o rebanho de Deus (Jo. 10.16; Ef. 2.18), é o seu Israel (Gl. 6.16), o corpo e a noiva de Cristo (Ef. 1.22-23) e o Santuário do Espírito Santo (I Co. 3.16). A igreja é uma única comunidade que presta culto a Deus. Permanentemente reunida no verdadeiro santuário, a Jerusalém Celestial (Gl. 4.26; Hb. 12.22-24) e o lugar da presença de Deus. Por estes e outros motivos temos o privilégio de pertencer a Igreja de Cristo e, portanto, membros da família de Deus. Desfrutemos com alegria desta bênção! 

Rev. Oséas Barreto Velasco.

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com