domingo, 25 de setembro de 2011

A soberania de Deus e a providência divina


A soberania de Deus e a providência divina

A soberania de Deus é a autoridade inquestionável que Deus exerce sobre todas as coisas criadas, quer na Terra, quer nos céus. A soberania divina está baseada em sua onipotência, onipresença e onisciência. Isto significa que todos precisam de Deus para existir; sem Ele, não há vida e nem movimento.

A soberania de Deus manifesta-se na criação, na providência e na obra da redenção.

A doutrina da soberania de Deus reconhece e proclama que todas as coisas e todos os seres estão sob o controle de Deus que os conduz a fins santos em Seus desígnios inescrutáveis. O presbiterianismo crê que Deus é verdadeiramente o todo-poderoso e que não está sujeito a equívocos, enganos e derrotas.

Deus estabeleceu um plano eterno-anterior à criação – e este plano cumpre rigorosamente, sem que sejam violadas a vontade e a responsabilidade dos seres morais: anjos e homens.

Os aspectos misteriosos e paradoxais da experiência humana não são explicados pela mente limitada do homem.

Aquele que crê na soberania de Deus proclama e louva a inescrutabilidade do criador. Humilha-se o homem e exalta a supremacia absoluta do todo-poderoso.

A crença na soberania de Deus é consoladora porque reconhece e proclama que tudo que sucede no universo, com os indivíduos e com as nações, procura a finalidade sábia e santa determinada por Deus.

A doutrina da providência divina, como também a da segurança de salvação em Jesus Cristo, não poderia existir se Deus não fosse absoluto, soberano sobre tudo e sobre todos.

Rev. Oséas Barreto Velasco

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com