domingo, 22 de maio de 2011

O poder do dinheiro

O PODER DO DINHEIRO
(Tg. 5.1-6)

O dinheiro hoje domina as casas de leis, os palácios dos governos e as cortes do judiciário. O dinheiro é o maior deus deste mundo. Por ele as pessoas roubam, mentem, corrompem, casam-se, divorciam-se matam e morrem.

O dinheiro é mais do que uma moeda, ele é um espírito, um deus, ele é “mamom”. Ninguém pode servir a Deus e ao dinheiro. Ele é o mais poderoso dono de escravos do mundo.

O problema não é possuir dinheiro, mas ser possuído por ele. O dinheiro é um bom servo, mas um péssimo patrão. Não é pecado ser rico. A riqueza é uma bênção. Davi disse que riquezas e glórias vêm de Deus (I Cr. 29.12). Moisés disse que é Deus quem nos dá sabedoria para adquirirmos riqueza (Dt. 8.18). O problema é colocar o coração na riqueza. A raiz de todos os males não é o dinheiro, mas o amor ao dinheiro (I Tm. 6.10). Vivemos hoje uma economia global. A máquina econômica gira numa velocidade incontrolável. Precisamos trabalhar mais e consumir mais. Os luxos de ontem se tornaram as necessidades do hoje. Mas o sistema pede não apenas mais do nosso dinheiro, mas também mais do nosso tempo. Coisas estão se tornando mais importantes do que pessoas. Estamos substituindo relacionamentos por coisas materiais. Muitas pessoas estão construindo um patrimônio colossal, mas estão perdendo a família. A palavra de Tiago é mais do que oportuna. Deveria ocupar as manchetes dos jornais. Deus observa o que está acontecendo. Tiago está falando do uso e do abuso das riquezas. Deus condena as riquezas mal adquiridas e mal empregadas. Pior do que isso só a pobreza mal administrada. O que é bom e agrada a Deus é na riqueza ou na pobreza, mantermos honestidade, fidelidade e santidade.

Rev. Oséas Barreto Velasco

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com