domingo, 29 de maio de 2011

Culpa com arrependimento

CULPA COM ARREPENDIMENTO

Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte. (II Co. 7.10).

O sofrimento por nossos pecados pode resultar em mudanças de comportamento. Muitas pessoas sentem tristeza apenas pelos efeitos de seus pecados ou por terem sido surpreendidas pecando. Este é um sofrimento sem arrependimento.

Existem duas formas básicas de culpa: a culpa baseada no amor e a culpa baseada no medo. A primeira é a sensação desconfortável que experimentamos quando agimos mal. Ela nos leva a não querer repetir o erro. A segunda é a sensação desconfortável produzida pelo temor de sermos punidos. A culpa baseada no amor resulta de desejarmos o bem do outro. A culpa fundamentada no medo ressalta o que temos de pior. A culpa que vem do medo é raramente proveitosa. Em vez de restaurar laços rompidos, ela apenas nos protege da vingança que tememos merecer. Esse tipo de culpa perdura por muito tempo e raramente tem solução. É um modo de autopunição que não resolve nada. Ficar remoendo as culpas não é construtivo. Curar as feridas causadas por nossos atos é um movimento de amor. Isto resulta em reconhecimento, arrependimento, confissão e busca e ou liberação de perdão. Essa é, tristeza segundo Deus. Ela produz salvação e vida.

Rev. Oséas Barreto Velasco

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com