A OVELHA PERDIDA
“Alegrai-vos comigo, porque já achei
a minha ovelha perdida.”
Lc 15.6
Jesus, o bom pastor, contou uma parábola imortal, falando do pastor que foi buscar a centésima ovelha, e depois de achá-la festejou seu resgate e alegrou-se com seus amigos. A ovelha se perdeu porque se afastou do rebanho. A ovelha é um animal míope, indefeso e também rebelde. Não pode proteger-se contra os predadores. Não tem bom senso de direção. Sua segurança está em ficar perto do pastor e do rebanho. Sempre que se afasta, está sujeita a se ferir. A figura da ovelha é sugestiva.
Não por acaso Jesus viu os homens aflitos como ovelhas sem pastor. A inclinação do seu coração o leva a afastar-se de Deus em vez de buscar abrigo em seus braços. Nenhuma religião pode nos proteger. Nenhum recurso humano pode nos dar segurança. Somos vulneráveis como ovelhas. Mesmo depois de convertidos, ainda somos ovelhas. Dependemos de Deus e uns dos outros. Não podemos nos afastar da congregação. Não é seguro vivermos isolados do rebanho. Precisamos da proteção do Pastor e a da companhia uns dos outros.
ORE
Deus de infinita bondade e misericórdia, ajuda-me a entender que nada sou sem ti. Sem a tua proteção, fico à mercê de todos os perigos. Guarda-me da soberba. Em nome de Jesus. Amém.
Extraído de "Cada Dia"
Para ter uma meditação diferente a Cada Dia, acesse http://www.lpc.org.br/cada-dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário