RESPONSABILIDADE MISSIONÁRIA DO CRISTÃO E DA IGREJA - Parte 4
Segundo a narrativa de Atos 10, o apóstolo Pedro foi o primeiro a pregar aos gentios. Imbuído da mentalidade judaica, exclusivista, Deus demoliu sua resistência através da visão que lhe concedeu. E, na casa de Cornélio, se converteram e foram batizados os primeiros gentios.
O grande fogo missionário, porém, Deus iria acender no coração de Saulo, justamente um fariseu zeloso e exclusivista.
Em Atos 13, encontramos Saulo já convertido, citado entre os doutores da Igreja de Antioquia. O Espírito Santo dirige a Igreja na tomada da decisão: “Separai-me agora a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado” (Atos 13.2), Seguem-se três grandes e extraordinárias viagens missionárias, e a quarta, missionária também por seus resultados com Paulo já envelhecido e gasto no trabalho intenso. Dois séculos e meio se passaram até que, no primeiro quarto do século IV, todo o Império Romano estava permeado do evangelho. O próprio imperador, Constantino, declarou-se cristão.
A obra missionária continua sendo o grande desafio para a Igreja contemporânea.
É fácil uma Igreja local e a Igreja em geral se acomodarem, e também o cristão individualmente ficar indiferente à obra missionária. É preciso que esta se torne uma paixão em sua vida.
Guilherme Carey, cristão Inglês, era um sapateiro na vida secular e ativo na pregação do Evangelho. Diante da sua banca de sapateiro tinha aberto um mapa do mundo. Quando lhe perguntavam por que, respondia que era para não esquecer que o mundo precisava ser evangelizado. Tornou-se mais tarde o primeiro missionário cristão na Índia, e por seu pioneirismo é chamado “O pai das missões modernas”.
João Wesley dizia: “Minha paróquia é o mundo”. Quantas vezes, porém, os crentes confundem o reino de Deus com a Igreja local! Você tem orado pelas missões e pelos missionários? Seu dízimo e suas ofertas são dedicados fielmente ao Senhor, para que uma parte seja gasta em missões locais e outra em missões nacionais e internacionais?
.
Rev. Oséas Barreto Velasco
Leia a 3ª parte desta mensagem pastoral clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário